"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Creche em Nova Iguaçu sobrevive graças a doações



Leia mais
Por falta de recursos, 12 creches foram obrigadas a encerrar suas atividades em Nova Iguaçu
Em Nova Iguaçu, aos sem creche, só resta mesmo rezarFátima e as crianças da creche Semente de Amor Foto: Cléber Júnior
Aline Custódio




Tamanho do textoA A A

Entre os meses de novembro e dezembro de 2011, a pedagoga Joseni de Fátima da Silva, de 50 anos, cuidou sozinha de 35 crianças de até 5 anos na única creche comunitária da zona rural de Nova Iguaçu. Desde outubro, a Semente de Amor está sem a verba da prefeitura, assinada em convênio.

Sem receber do município R$ 6.574 mensais, Joseni não teve como continuar pagando os empregados, e viu as duas educadoras, o auxiliar de manutenção e a cozinheira abandonarem o emprego. Uma das ex-funcionárias exigiu na Justiça os salários atrasados. A pedagoga obrigou-se a pedir dinheiro emprestado para quitar a dívida de R$ 1.424.

— Adoeci com a situação e, mesmo assim, não desisti de continuar cuidando das crianças. Elas não teriam para onde ir se eu fechasse a creche — conta a pedagoga, que está na instituição desde sua fundação, há 11 anos.

Hoje, as doações de voluntários mantêm a creche. Não é cobrado dinheiro das crianças, que ficam das 7h30m às 17h na instituição. Para ajudar nas tarefas diárias, Joseni está contando com o auxílio do marido, de uma ex-monitora, que se tornou educadora, de uma cozinheira e de uma voluntária como auxiliar de creche.

Reforma adiada

A tão sonhada reforma do prédio da creche, ainda precisando de forração e piso de cerâmica nas salas, precisou ser deixada de lado.

— O dinheiro que vinha da prefeitura servia para pagar os funcionários e os dois botijões de gás que eu gasto por mês — explica Joseni, acrescentando que trabalha à noite como camelô, no Rio. — Foi o jeito que encontrei para complementar a renda, e não deixar estas crianças na rua. Elas dependem de mim.

A Secretaria de Educação de Nova Iguaçu informou que está avaliando a prestação de contas do ano passado da Semente do Amor. Somente após a aprovação, o restante da verba será liberado para a creche. A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação garantiu que a Semente do Amor não assinou o convênio deste ano porque ainda não encaminhou o plano de trabalho de 2012. Porém, a creche afirma ter enviado o planejamento. Inclusive, se reunirá hoje com o órgão para fazer alterações no plano.










Nenhum comentário: