Corpo-a-corpo Digital
O foco pesquisou e analisou como os políticos da região utilizam as ferramentas sociais na web em busca da conquista do eleitorado
Facebook, Orkut, Blogs, Twitter e Youtube são algumas das opções de entretenimento e comunicação mais acessadas na internet atualmente. No ano de 2008, o então candidato à presidência dos EUA Barack Obama mostrou aos americanos e ao mundo como essas ferramentas poderiam ser usadas para outro propósito: uma campanha política com engajamento turbinado pela adesão via Facebook e Twitter, além de sites e blogs. Políticos de diversos cantos do Brasil e do mundo já usufruem das ferramentas virtuais a favor de seus interesses eleitorais, mas como fazem isso? Na edição 118, O FOCO listou as utilidades e deficiências dos sites das prefeituras de Itaguaí, Mangaratiba e Seropédica. Chegou a vez de avaliar como os políticos locais usam a rede para divulgar suas ideias e se comunicar com os eleitores.
ITAGUAÍ
Em Itaguaí, a maioria dos políticos aderiu às redes sociais. Apenas quatro dos 11 vereadores não têm nenhuma representação pública na internet: Jorginho do Charlinho (PV); Lenilson Paes Rangel (PR); Robertinho (PSDC) e Silas Cabral (PV). O prefeito Charlinho (PMDB) também não tem site nem blog. Dentre os demais, alguns utilizam apenas o Facebook para contatos pessoais, algumas mensagens, fotos em campanha ou ação política. Outros também têm blogs e sites próprios, nem sempre atualizados. É o caso dos vereadores Abelardinho (PMDB), Nisan Cesar (PSD), Marcio Pinto (DEM), Beto da Reta (PMDB), Toni Coelho (PSD) e Vicente Rocha (PMDB).
A maioria utiliza as redes como portais de notícias relacionados à política e à cidade e felicitações em datas comemorativas. Beto da Reta utiliza seu blog para debater questões da cidade com os participantes. Dos políticos de Itaguaí, Abelardinho é o que soma mais “amigos” (pessoas adicionadas na sua rede virtual): mais de cinco mil em dois perfis no Facebook, um blog e um site, onde discorre sobre seus feitos e projetos políticos. O peemedebista, contudo, peca pela falta de atualização: entre o último e o penúltimo post há uma diferença de dois meses.
Andréia Busatto – deputada estadual pelo PDT e primeira-dama da cidade - usa bastante as redes sociais para se comunicar. Usa tanto que precisou abrir um segundo perfil no Facebook porque o primeiro já ultrapassou o limite de pessoas que poderia ser adicionadas, ambos com cerca de cinco mil. Ela costuma publicar fotos de participação em atos políticos.
MANGARATIBA
Assim como a Cidade do Porto, Mangaratiba também tem a maioria dos seus políticos conectados, exceto Marquinho da Ilha (PSD) e Nelsinho Bertino (PSD). O Facebook continua como a rede social mais usada por eles. Os vereadores Gustavo Busse (PSDB), Edinho (PMDB) e José Carlos Simões (PSDB) possuem um blog cada um, uns com mais conteúdo, outros menos. No caso de Busse e Edinho, a criação da página parece ter sido apenas uma animação inicial, já que a última atualização de ambos é de 2009. Simões atualiza o blog com mais freqüência e também tem uma página no Youtube. Edinho, além de blog e perfil no Facebook, mantém um site, assim como o vereador José Luiz (PMDB): a maioria das publicações é de notícias relacionadas à política e ao município.
Quem também freqüenta as redes é o prefeito Evandro Capixaba (PSD), que mantém uma página e um perfil no Facebook com cerca de cinco mil amigos. Embora não tenha muitas postagens, sempre aparece para dar um “olá”.
SEROPÉDICA
O município com menos participação foi Seropédica. Apenas o vereador Marcos Antônio Caetano de Souza - o Marquinho (PMDB) - e a vereadora Maria José (PT) aderiram. Marquinho tem perfil no Facebook e um blog com fotos com outros políticos, assim como a vereadora petista Maria José.
Usos e Deficiências
Geralmente os políticos usam o Facebook, por exemplo, para comentar acontecimentos locais com relação política. “Hoje é um dia muito importante, pois saiu para os funcionários efetivos da Prefeitura de Mangaratiba o primeiro salário já com o Plano de Cargos e Salários” – diz um “post” do prefeito Capixaba no Facebook. O vereador Beto da Reta, de Itaguaí, dá opiniões, como a que manifestou no dia 28/09/2011: “Se eu fosse o Charlinho, não esperava até março para anunciar o seu candidato”.
Nos blogs, prevalência de fotos de aliados e anúncios da futura campanha. Quem usa para esses fins, por exemplo, é o vereador Abelardinho. Um dos internautas visitantes do blog do vereador escreveu: "Abelardinho, se for o novo prefeito de Itaguaí, por favor, mantenha a área de cultura, escola de música, teatro, dentre outros” – disse um internauta.
PARA DIVULGAR E CONVENCER
Maiores deficiências: desatualização e mensagens vagas. Autoridades e pré-candidatos esquecem-se de atualizar conteúdos ou deixam “posts” até mesmo incompreensíveis. As redes podem também servir como ferramenta de reivindicação dos munícipes, mesmo que algumas das mensagens possam ser removidas depois. Em ano eleitoral, tudo indica que as redes sociais vão servir como ferramenta para divulgação de ideias a fim de convencer os eleitores.
http://www.politicadeitaguai.com.br/2012/02/politicos-de-itaguai-mangaratiba-e.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário