"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

segunda-feira, 10 de junho de 2013

o lapa azul documentario



Brasil – 2007 – Colorido
Duração: 60 min.
Direção: Durval Jr.
Equipe de Produção: Mauro Pianta; Adriana Rezende; Juliane Nazareth; Alessandro Ribeiro; Fernando Barreto;
Sinopse: A memória da Força Expedicionária Brasileira – FEB, na Segunda Guerra Mundial, é praticamente desconhecida por nossos jovens e até mesmo pelos mais velhos. Afirmar que há 63 anos, soldados brasileiros combateram na Europa contra o nazi-fascismo, na maior guerra da história da humanidade, gera estranheza às novas gerações.
Observando os livros escolares sobre a História do Brasil é fácil compreender esse desconhecimento. Na grande maioria desses livros a participação da FEB resume-se a uma linha. Em outros casos ela é ignorada, como se jamais houvesse sangue brasileiro derramado nas montanhas geladas da Itália.
Quando pensamos em bibliografia militar especializada, esta prioriza os aspectos táticos, estratégicos e as implicações políticas da guerra, em particular, a ação dos líderes militares e civis, não dando nenhuma atenção ao soldado que deveras foi a peça chave do êxito da FEB.
O documentário O Lapa Azul visa preencher este hiato histórico, dando cores ao conflito sob a ótica daquele que carregou o mais pesado fardo na Segunda Guerra Mundial – e o faz em todas as guerras – o soldado de infantaria.
A obra nos proporciona a reviver a memória dos integrantes do III Batalhão do 11º Regimento de Infantaria, conhecido como o “Lapa Azul”, constituído, em sua maioria, por jovens vindos das classes humildes do interior  mineiro.
Os integrantes do “Lapa Azul” romperam diversas barreiras consideradas insuperáveis para um exército sul-americano. Transpuseram obstáculos que iam desde os de ordem estrutural até o ceticismo dos seus compatriotas. Por fim, aprenderam a guerrear. Intimidaram e venceram as experientes forças nazi-fascistas em meio à lama e à neve, nas montanhas dos Apeninos italianos.
Os campos de batalha onde o “Lapa Azul” eternizou o seu nome na História foi todo recriado através de avançadas técnicas de modelagem do terreno com imagens de satélite cedidas pela NASA.
A reprodução desses cenários, juntamente com a exibição de filmes, vídeos e fotografias raras, vindas de bibliotecas e acervos pessoais no Brasil, na  Itália e nos EUA, reforçam a base das aventuras, dos dramas e dos conflitos pessoais dos veteranos entrevistados.
O documentário foi inspirado na luta e na coragem dos nossos “pracinhas”, destacando aquele que foi o momento mais importante do Brasil, no cenário internacional, durante o século XX.
Muito mais que um exercício de memória, O “Lapa Azul” dá cores ao verdadeiro espírito do brasileiro: humilde, generoso e pacífico por natureza, mas com uma capacidade incrível de se transformar em guerreiro quando necessário.
Um Documentário de Durval Jr.
WebSite Oficial: www.lapaazul.com

Nenhum comentário: