"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 12 de abril de 2011

Moradores de Lagoinha, Nova Iguaçu, dizem que bairro está abandonado.


Lagoinha é um bairro da periferia de Nova Iguaçu. Parte da região recebeu obras, mas para outros moradores as melhorias ainda não chegaram. Eles dizem que não há rede de esgoto e de água encanada. As ruas também não estão asfaltadas, nem têm iluminação pública. Enfim, não há condições básicas que levem qualidade de vida à população. 

Rua Sebastião Nunes Moreira, Rua Anísio Tavares de Almeida - o RJ Móvel percorreu vários pontos do bairro, locais onde as ruas foram asfaltadas com meio fio e até quebra-molas. Mas nem todos os moradores estão satisfeitos. O problema é que as obras de pavimentação não chegaram a todas as ruas. Uma delas é onde mora o João Marcelo, que chamou a nossa equipe. 

Logo no começo da rua, já paramos por causa de uma ponte. “Para passar carro pequeno, a população tem que fazer a manutenção, coletando o entulho, o barro. Já caiu criança no valão, tivemos que socorrer, porque é esgoto”, conta ele. 

Quem empurra a cadeira de Solange é o marido, que tem problemas de visão. Os dois precisam de atendimento médico especializado, mas sair de casa é quase impossível. “É difícil, não estou conseguindo mais sair de casa”, lamenta Solange. 

“Eu vou empurrando e ela vai guiando”, explica o marido. 

Na área, nenhuma casa possui ligação com a rede de esgoto. Por isso, é muito comum encontrar pessoas limpando as valas de esgoto. E os problemas não param por aí. 

“De dia, o nome da rua é Rua do Encanto. De noite, é Rua do Espanto, porque aqui não tem luz”, reclama uma moradora. 

Há também problema de falta d’água. A Cedae informou que melhorias no bairro Lagoinha estão previstas nas obras do PAC, Programa de Aceleração do Crescimento. Para o início do ano que vem, devem ser construídas uma adutora, um reservatório e a rede de abastecimento de água. 

A prefeitura de Nova Iguaçu informou que vai mandar ainda hoje uma equipe para fazer um levantamento das condições de vida dos moradores e saber o que fazer para melhorar o dia-a-dia dessa comunidade.

Nenhum comentário: