"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Dia da Baixada e Dia do Trabalhador serão celebrados em Nova Iguaçu.


30 DE ABRIL: DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.


IPAHB

ORIGEM

A idéia de se instituir o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE, surgiu e foi aprovada no dia 09/12/2000 em encontro da Comunidade Cultural da Baixada, realizado na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da UERJ -FEBF/UERJ, no município de Duque de Caxias.
A data de 30 de abril refere-se à inauguração da primeira Estrada de Ferro construída no Brasil, em 1854, que ligava o Porto de Mauá (Estação Guia de Pacobaíba) à região de Fragoso, no pé da Serra de Petrópolis.

ESTAÇÃO GUIA DE PACOBAÍBA - 1ª ESTRADA DE FERRO DO BRASIL INAUGURADA EM30 DE ABRIL 1854.
A partir daí foram construídas outras ferrovias na região e a Estrada de Ferro tornou-se um marco histórico da ocupação urbana, dando novo perfil à ocupação do solo. Foi o começo do fim dos portos fluviais de navegação pelos rios e dos caminhos de tropeiros e o início do processo de surgimento de vilas e povoados que se organizaram em torno das estações ferroviárias, origem das atuais cidades da Baixada Fluminense.
A intenção de se comemorar o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE é a de celebrar os valores da região e discutir os problemas atuais, com a participação consciente de toda a sociedade.
O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE visa, em última análise, estimular o crescimento da AUTO-ESTIMA da população da região.

LEGISLAÇÃO
LEI Nº 3.822, de 02/05/2002
CONSIDERA A DATA DE 30 DE ABRIL, DIA DA BAIXADA FLUMINENSE

Art. 1º. Fica a data de 30 de abril considerada DIA DA BAIXADA FLUMINENSE.
Art. 2º. O DIA DA BAIXADA FLUMINENSE será comemorado obrigatoriamente em todas as escolas da rede estadual de ensino público e em todas as repartições públicas estaduais localizadas na região.
Art. 3º. Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Rio de Janeiro, 02 de maio de 2002
* * *
PROGRAMAÇÃO
A Programação que se propõe para o DIA DA BAIXADA FLUMINENSE deverá estender-se por todos os municípios da região, por iniciativa tanto dos órgãos públicos quanto de toda e qualquer organização, principalmente aquelas que se dedicam às questões coletivas, sociais e culturais. Por esta razão sugerimos que cada organização elabore a sua programação para o dia 30 de abril, ou datas próximas, da seguinte maneira:
1) Por todas as igrejas, de qualquer credo ou confissão, com um culto/missa/evento especial de ação de graças e invocação de bênçãos para a região.
2) Em todas as escolas da região, de todos os níveis, se possível em cada sala de aula;
3) Por todas as associações de moradores;
4) Por todas as organizações governamentais, ONGs, sejam elas municipais, estaduais ou federais;
5) Pelas câmaras de vereadores e pelas academias de letras e artes de todos os municípios;
6) Por grupos culturais, artísticos e recreativos.
Sugerimos que a comemoração conste, pelo menos, da seguinte programação básica:
1º. Breve exposição sobre a importância histórica da Baixada;
2º. Destacar os valores naturais, ecológicos, sociais e humanos, sua importância política e econômica e a responsabilidade que cada baixadense tem com o desenvolvimento humano, social e moral de sua região;
3º. Abrir debate sobre os problemas do cotidiano da região, visando a melhoria da qualidade de vida na Baixada Fluminense.



Dia da Baixada (30) e o Primeiro de Maio serão celebrados com grandes eventos em Nova Iguaçu, promovidos pela Prefeitura, através de diversas secretarias municipais. No sábado será realizada ação em parceria com a Subsecretaria da Baixada. Entre 8:00 e 14:00 horas, quem for até a Praça César Henrique Mendes Marotte, no bairro Califórnia, poderá participar de atividades esportivas e culturais e se beneficiar com a prestação de serviços sociais, que oferecerá corte de cabelo e atendimento para solicitação de novos documentos, tais como carteira de identidade e certidões. A campanha de vacinação contra a gripe também marcará presença. A Secretaria Municipal de Saúde colocará um posto com profissionais que imunizarão idosos com mais de 60 anos, crianças com idades entre 6 meses e 2 anos, gestantes e indígenas.
A Via Light concentrará as comemorações iguaçuanas pelo Dia do Trabalhador, 1º de maio. Será montado um palco em frente ao Pólo Gastronômico, no Centro, onde, entre 8:00 e 16:00 horas, profissionais convidarão o público para realizar aulas de ginástica, dança e tai chi chuan, além de uma caminhada, que percorrerá dois quilômetros na via. Também haverá oficinas culturais, apresentações de grupos de dança e recreação para a criançada. O público ainda terá à disposição serviços sociais e de saúde, entre eles emissão de documentos, orientação jurídica e corte de cabelo. Todas as atividades serão gratuitas.
A partir de 9:00 horas, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura (Semam), em parceria com um grupo de jovens do Clube dos Desbravadores, farão o plantio de mais 200 laranjeiras no Paço dos Laranjais, que fica no canteiro central da Via Light, próximo à Avenida Nilo Peçanha. No local, dezenas de árvores já foram recuperadas e a terra preparada para os novos plantios. A ação será um resgate de parte da história de Nova Iguaçu já que, até meados do século passado, o município foi grande produtor de laranjas, realizando exportações para diversas regiões do país.


Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/lazer/2011/04/28/dia-da-baixada-e-dia-do-trabalhador-serao-celebrados-em-nova-iguacu/#ixzz1KwGfKwj5




Atividades em Seropédica marcarão o Dia da Baixada

Confira a Programação Cultural da Secretaria de Cultura com a participação UFRRJ:
Apresentação da Banda Municipal Secretaria de Cultura e Turismo
Cortejo com o grupo folclórico Boi da Mata (Comunidade e artistas de Seropédica)
Apresentação de acrobacia (Rodrigo Mofat);
Participação da Atriz Yaçanã Martins
Apresentação do grupo musical Paralelo Trio;
Apresentação da cantora Jeze Nicory
Apresentação de malabarismo (Ruan);
Danças e atendimentos sociais através de ações voltadas para a população do projeto Seropédica Solidária.
A partir de 09h – Centro de seropédica km 49 ao lado do DPO – Informações: 2682-2224


Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/cultura/2011/04/28/atividades-em-seropedica-marcarao-o-dia-da-baixada/#ixzz1KwHBl400


Nenhum comentário: