"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Trinta voluntários da Cruz Vermelha auxiliam famílias de desaparecidos Voluntários também distribuem luvas descartáveis, máscaras e alimentos. Desabamento de três prédios ocorreu na noite de quarta no Centro do Rio.



Rodrigo ViannaDo G1 RJ


Cruz Vermelha (Foto: Rodrigo Vianna/G1)Voluntários da Cruz Vermelha auxiliam famílias dos desaparecidos (Foto: Rodrigo Vianna/G1)
As famílias dos desaparecidos no desabamento de três prédios no Centro do Rio de Janeiro contam na noite desta sexta-feira (27) com a ajuda de 30 voluntários da Cruz Vermelha. Psicólogos, médicos e técnicos de enfermagem orientam os parentes que estão na Câmara dos Vereadores, também no Centro, e no Instituto Médico Legal (IML), na Zona Portuária.
Além da assistência médica, os voluntários também distribuem luvas descartáveis, máscaras e alimentos. De acordo com Elligton Camilo, vice-presidente da Cruz Vermelha do Rio, o trabalho dos voluntários começou ainda na noite de quarta-feira (25), momentos após o desmoronamento, e não tem previsão para terminar.
"A nossa ajuda é essencial nessas horas. Oferecemos um pouco de conforto para as famílias e auxiliamos todos que estão envolvidos no trabalho de resgate. Nosso trabalho é de apoio à Defesa Civil. A gente tenta ajudar aferindo pressão, dando orientações e alimentação. Temos dois postos montados e só vamos sair daqui quando o trabalho for concluído", disse Elligton.
Cerca de 27 famílias, segundo a Secretaria municipal de Assistência Social já estiveram na Câmara Municipal buscando informações sobre parentes. Muitas acompanham de perto o trabalho das equipes de resgate e mantém a esperança de encontrar um sobrevivente.
O bombeiro chileno Erick Delgado Valencia, de 23 anos, visitou as famílias de desaparecidos na noite desta sexta. Ele disse que aguarda a chegada ao Rio, neste sábado (28), de mais quatro colegas especialistas em resgate para a ajudar nas buscas no Centro do Rio. O grupo conhecido como "Toupeira", segundo Valencia, atuou no resgate de vítimas no Haiti.
Buscas continuam
Não foi divulgada uma lista oficial ou até mesmo o número exato de pessoas procuradas. O secretário municipal de Assistência Social, Rodrigo Bethlem, disse que representantes de 26 famílias procuraram notícias de desaparecidos. "Pode haver gente sendo procurada que não esteja aqui nos escombros", afirma.
O subcomandante geral do Corpo de Bombeiros, Ronaldo de Alcântara, chegou a afirmar na manhã desta sexta que as equipes trabalham com a possibilidade de haver 23 desaparecidos. Ele disse acreditar que os procurados possam estar concentrados em pontos próximos nos escombros.
Na madrugada desta sexta, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Sérgio Simões, informou que as buscas vão continuar por mais 48 horas. "Esse é um prazo que eu estou me impondo para encerrar as buscas", disse o coronel. Segundo ele, após esse prazo, o trabalho de retirada dos escombros será de competência da prefeitura.



Nenhum comentário: