"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 4 de abril de 2012

DO LUXO AO LIXO: Vizinhos de prefeita de Nova Iguaçu a acusam de não fazer nada pelo bairro onde mora







A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, em seu apartamento no Centro da cidade
A prefeita de Nova Iguaçu, Sheila Gama, em seu apartamento no Centro da cidade Foto: Cléber Júnior
Aline Custódio
Tamanho do textoA A A

Sentada numa poltrona da sala de seu apartamento — no terceiro andar de um prédio de oito andares na área nobre do Centro de Nova Iguaçu —, a prefeita Sheila Gama (PDT) avisa: "Moro aqui, mas tenho casa na praia". E, para por fim ao disse me disse de que, na verdade, reside na Barra, emenda: "Às vezes, caminho pelas ruas do Centro e ouço: É ela? Respondo de imediato: Sim, sou eu, gente. A prefeita".

No bairro de 27.287 habitantes que afirma ter escolhido para viver ainda na década de 80, a professora, dona de um patrimônio declarado de R$ 2 milhões, não é vista.

Mas no Centro de Nova Iguaçu tudo funciona. O comércio é farto. As principais lojas de grife e os bares mais badalados estão a menos de 500 metros da casa da prefeita. No bairro que não dorme, 240 linhas de ônibus cruzam as ruas durante 24 horas. Segundo a prefeitura, há 25 escolas e três Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS), um Centro de Apoio e Valorização da Mulher (CAV), um centro de saúde, uma policlínica, cinco postos de saúde da família e sete unidades básicas de saúde no Centro. Na rua onde Sheila Gama mora, o lixo é recolhido três vezes por semana.




ASSSISTA O VÍDEO NO LINK DO EXTRA CLICANDO  AQUI:  http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/vizinhos-de-prefeita-de-nova-iguacu-acusam-de-nao-fazer-nada-pelo-bairro-onde-mora-4488751.html 



Obras de Sessim

— Não foi a Sheila que mudou o bairro. Se ela está morando no Centro, o escolheu por ser o melhor — diz o empresário Vinícius Pipa Duarte, de 32 anos, vizinho da prefeita.

Casada com Aluísio Gama, ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Nova Iguaçu (1989-1992), Sheila, de 57 anos, afirma zelar, sim, pelo bairro onde vive.

— Certa vez, vi um buraco na rua ao lado do meu prédio e avisei na prefeitura: "Gente, dá um jeito ou vou apanhar". O entorno da casa da prefeita precisa estar razoável — diz, aos risos.

Ao contrário do prefeito José Camilo Zito dos Santos (PP), que transformou o bairro Doutor Laureano, onde mora, num oásis bem-cuidado em Duque de Caxias, e do prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim (PP), que drenou o seu "quintal" e outras regiões do município, Sheila não mudou a paisagem do Centro do segundo município mais populoso da Baixada Fluminense.

Sessim, sim. Na área central de Nilópolis, por exemplo, onde mora, ele deu fim às enchentes enfrentadas desde a infância.

— Sou traumatizado com chuva. A enchente deprime — justifica.



http://extra.globo.com/noticias/rio/baixada-fluminense/vizinhos-de-prefeita-de-nova-iguacu-acusam-de-nao-fazer-nada-pelo-bairro-onde-mora-4488751.html





Perfil da prefeita

Sheila Chaves Gama de Souza nasceu no Rio de Janeiro, em 18 de abril de 1954. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada em Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional.
Foi primeira-dama do município entre 1989 e 1992, dedicando-se às causas sociais. Acompanhou a implantação das primeiras creches da rede municipal e,  há 21 anos,  tornou-se a madrinha da APAE de Nova Iguaçu, sendo uma das grandes defensoras no Estado do Rio de Janeiro do ensino em tempo integral e da educação inclusiva.
É a atual presidente do PDT em Nova Iguaçu e integrante do Diretório Nacional do partido, ao qual está filiada desde 1987.
Nas eleições de 2000 foi a segunda candidata mais votada para a Prefeitura de Nova Iguaçu. Em 2006 foi eleita para o seu primeiro mandato como deputada estadual, com 44.984 votos. Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), foi presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência e também membro das  comissões permanentes de Defesa dos Direitos da Mulher e da Educação, nesta última ocupando a vice-presidência.
É casada e mãe de uma filha.
Sheila Gama é a primeira mulher a ocupar o cargo de prefeita de Nova Iguaçu












Nenhum comentário: