"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

terça-feira, 17 de abril de 2012

Vem aí a 4ª Edição do BookCrossing Blogueiro!



Nessa 4ª Edição do BookCrossing Blogueiro, o prazo oficial de postagem dos participantes será maior e estabelecido entre os dias 16 a 23 de Abril de 2012 e flexibilizado conforme a necessidade dos participantes. Quem quiser postar antes ou depois, tudo bem! Afinal, podemos libertar nossos livros quando bem entendermos, somente estipulamos esse prazo, para que essa "libertação" seja um acontecimento dentro da blogosfera.

O BookCrossing Blogueiro não possui vínculos comerciais, sendo um evento espontâneo e agregador de ideias. Totalmente democrático, pois cada um participa como quer e como pode! Tem como finalidade a prática do desapego e incentivo à leitura. Com estes dois ingredientes, aliados à vontade de levar cultura para quem precisa, estamos colocando em prática nossa cidadania.

Para você que chegou agora e não sabe do que se trata, vou colar parte da postagem dolançamento do 3º BookCrossing Blogueiro com algumas atualizações:

"O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing - um movimento que acontece fora do mundo virtual e nada mais é do que o ato de "libertar" um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E você, que adora ler, sabe que um livro fechado na estante não vale nadaPara valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?

Se você é participante do BookCrossing, melhor ainda! Porque no BookCrossing Blogueiro você poderá, além de libertar o livro, documentar esse ato no seu blogue. Os livros poderão ser "libertados" em algum lugar público como praças, ônibus, mercados, etc... De preferência, em locais movimentados, onde possam ser resgatados rapidamente. Pense nas razões desse ato e nas muitas pessoas que, financeiramente, não têm condições de ter um livro à mão; Esse livro recolhido será levado por quem realmente se interessou por ele. Esse livro vai circular e encontrar um leitor.

Outra alternativa, se você ficar com dó de libertar esse livro na natureza, é levá-lo pessoalmente para alguém ou fazer trocas entre amigos e blogueiros (correios). Outra possibilidade é saber de antemão onde um livro será libertado e ir atrás desse "selvagem", para tanto, as pessoas precisam morar na mesma cidade. Aos terrivelmente apegados aos livros, dou a sugestão de comprar um livro no sebo para libertá-lo!!

Combine com outros blogueiros e amigos e encontre alternativas para difundir a leitura na semana próxima destinada ao evento. Na semana do nosso encontro propriamente dito, poderemos trocar resenhas e pareceres dos livros que libertaremos. Vamos exercer o desapego e compartilhar o gosto pela leitura. Será também uma boa oportunidade de conhecermos novas obras. Fica à critério de cada um, fotografar ou não, o livro ou o evento. 

Você tem a liberdade de escolher o destino da obra, mas não deixe livros mofando na estante, pois esse é um grande atentado contra a cultura. Investindo na propagação da cultura, favorecemos a melhora do pensamento coletivo e todos serão beneficiados.

Se não quiser aderir ao "BookCrossing Blogueiro", existem outras alternativas para você ajudar a espalhar cultura, como o "Livro sem Fronteiras" ou através de doações para instituições - na postagem "Guardar livros para quê?", listo vários locais onde você pode fazer suas doações.

Um destino certo para os livros é deixá-los nos Pontos de BookCrossing espalhados pelo mundo. Aqui destaco os pontos em Portugal e no Brasil.

Deixe dentro do livro um bilhete avisando que o livro não está perdido e sim procurando por alguém que irá apreciá-lo. Você pode deixar o endereço do seu blogue, caso a pessoa que encontrou queira dar notícias do "menino".

Confeccionei alguns banners como exemplo, para você levar para seu blogue [clique para escolher o seu] Com eles, os participantes ficarão mais atentos para as próximas edições e ajudarão a espalhar a campanha pela websfera, tornando-a familiar e agregando mais pessoas.

Fique à vontade para confeccionar seu próprio banner se algum dos que eu disponibilizei não lhe agradou. Notem que não coloquei nos banners referência a esse blogue. Se você achar trabalhoso explicar sobre o BookCrossing Blogueiro no seu blogue, pode ligar o banner para este post explicativo.

O BookCrossing Blogueiro é um evento público e de todos os participantes.

BookCrossing Blogueiro está marcado para a semana de 16 a 23 de Abril, mas você pode começar o mês já particando do BB [dá uma olhadinha na estante]. Alguns blogueiros são bastantes ansiosos e não querem esperar. Não espere! Só peço para que conte como foi a "libertação" do menino e se possível, faça uma resenha do livro que libertou. Quem se sentir inibido para fotografar, não precisa! Esse lance de fotografar é só um "charm" blogueiro... mania de documentar tudo!

Confirme sua participação no sistema de comentários ou na página do evento no Facebook! Durante a semana do evento, farei uma lista dos "Bookcrossers" participantes e peço que venha me avisar que postou.

Lembre-se que deixar um livro fechado tem o mesmo valor que folhas em branco. Não deixe que histórias, reflexões, conhecimentos, entre outras coisas, se enclausure! Venha comigo no BookCrossing Blogueiro e chame seus amigos.

Nenhum comentário: