http://ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2011/06/parque-natural-de-nova-iguacu-tera.html
http://ondeoventofazacurvalagoinha.blogspot.com/2011/07/prefeitura-nao-investi-no-turismo-serra.html
Projectos turísticos na Mata do Buçaco recebem financiamento do PRODER
28.07.2011
Projectos de criação de alojamento turístico e infra-estruturas na Mata do Buçaco (Mealhada), num investimento superior a 331 mil euros, visando a candidatura a Património da UNESCO, obtiveram financiamento do PRODER, anunciou hoje a Fundação Mata do Buçaco (FBB).
A Mata Nacional do Buçaco está na lista indicativa a Património Mundial da UNESCO desde 2004
A recuperação das “Casas do Bussaco”, a criação de um miradouro virtual e a operacionalização de guias multimédia são os projectos que obtiveram financiamento do PRODER (Programa de Desenvolvimento Rural) superior a 181 mil euros, informou a fundação que gere aquela mata nacional.
As Casas da Porta do Serpa, da Feteira, da Porta das Ameias e da Porta das Lapas, que apresentam “um conjunto de valências únicas”, serão revitalizadas para turismo de habitação integrado em espaço rural, segundo uma nota da FBB.
Este projecto, que representa o investimento mais avultado, de 231.714 euros, teve um financiamento do PRODER de 131.687 euros, adianta.
“Mantendo a sua traça original, constituirão uma forte componente de sustentabilidade da própria Mata Nacional e de desenvolvimento da economia local. As quatro casas, construídas entre 1932 e 1942, distinguem-se das restantes existentes no país por terem alcançado uma simbiose perfeita com a Mata Nacional do Buçaco”, é referido no comunicado.
Segundo a fundação, “outro projecto potenciador da actividade turística” é o Miradouro Virtual nas Portas de Coimbra, que visa “o desenvolvimento, configuração e instalação de um dispositivo de apoio à observação e interpretação da paisagem e que é inédito na região”. Esta iniciativa implica custos de 49.960 euros.
Os guias multimédia “baseiam-se, essencialmente, na georreferenciação e disponibilização de conteúdos multimédia que podem ser descarregados para dispositivos móveis. O visitante poderá aceder aos mesmos, carregando-os para o seu dispositivo ou recolhendo, na Mata Nacional do Buçaco, um equipamento já com os conteúdos inseridos”. O investimento total nesta plataforma é de 49.955 euros.
A FMB “está a iniciar a recuperação deste património de Interesse Público com vista à concretização da candidatura a Património Mundial da Unesco”, explicou.
A Mata Nacional do Buçaco encontra-se na lista indicativa a Património Mundial da UNESCO desde 2004, estando a sua concretização dependente da existência de um plano de gestão que assegure a conservação e a fruição da Mata, bem como a sua divulgação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário