Jovens de 15 a 24 anos moradores de nove comunidades do Rio ganharam um programa com cursos profissionalizantes gratuitos. Até o fim do mês, a Secretaria municipal de Trabalho e Emprego inscreve os interessados em 1.587 oportunidades do programa “Qualificando para a paz”. As chances são para auxiliar administrativo (841) e manutenção de redes de computadores (746).
De acordo com o secretário de Trabalho e Emprego, Augusto Ribeiro, os cursos terão duração de seis meses. A expectativa é que eles sejam oferecidos todos os anos. Os estudantes receberão material didático e lanche. As aulas começarão no mês de novembro.
— Nosso objetivo é oferecer chances de qualificação para esses jovens, para que eles consigam ingressar no mercado de trabalho. Muitos saem da escola e ficam em casa. Agora, vão aprender um ofício — afirma o secretário municipal.
Estudante do primeiro ano do ensino médio, Evilyn de Oliveira, de 15 anos, sonha ser pediatra. Mas, para garantir sua entrada no mercado de trabalho, ela se inscreveu no curso de auxiliar administrativo.
— A mãe de uma amiga contou que as inscrições estavam abertas e decidi aproveitar a oportunidade. É importante para que eu comece a trabalhar logo — explica a jovem, que incentivou Nathalia Nascimento, de 15 anos, a apostar também na capacitação profissional.
— Estou no oitavo ano e Administração é uma das áreas de que mais gosto. Pode ser que seja minha opção quando fizer faculdade — conta Nathalia.
As amigas Ingrid Corado e Tamires Ferreira, ambas de 16 anos, optaram pelo curso de manutenção de redes de computador.
— Tenho muita facilidade de mexer em computadores. Eu me identifico muito com a área. Vou fazer o curso para começar a me preparar, já que quero trabalhar com Informática — diz Tamires.
Três oficinas
Cada uma das noves comunidades beneficiadas terá seu espaço para as aulas. O acordo foi firmado por meio de parcerias da Secretaria municipal de Trabalho e Emprego com instituições locais. A formação dos alunos será composta de três oficinas: capacitação profissional, inclusão digital e formação sócio-jurídica.
No oitavo ano do ensino fundamental, Vitor Hugo Costa, de 17 anos, foi incentivado pela mãe a transformar o “vício” em computadores em profissão.
— Se eu pudesse, ficaria 24 horas por dia jogando e na internet. Como gosto de Informática, decidi fazer o curso. Quem sabe não começo a ganhar dinheiro consertando os computadores dos amigos? — planeja Vitor, que terá a companhia do amigo Cláudio André Santos, de 16 anos, na sala de aula.
— É um primeiro passo para ver se gosto e se sigo na área. Ainda não pensei no que quero estudar na faculdade — conta o rapaz.
Quem está investindo em formações profissionais é Matheus Vitorino, de 15 anos. Cursando o nono ano do ensino fundamental, ele se prepara para o curso de manutenção. Além disso, o jovem vai se capacitar em segurança do trabalho, em outra instituição:
— É uma chance de aprender. Está na hora de me dedicar para, quem sabe, conseguir um bom emprego.
Vigário Geral
Os interessados devem ir à Praça Córcega 61, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Providência
As inscrições devem ser feitas na Rua Barão da Gamboa 2. O atendimento é feito de terça-feira a sábado, das 9h às 15h.
Cantagalo
O atendimento é feito na Rua Alberto de Campos 12, no Cantagalo, de segunda a sexta -feira, das 9h às 18h.
Quieto
Os interessados devem se cadastrar na Rua Salvador 1, no Sampaio, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Matriz
As inscrições dos candidatos devem ser feitas na Associação dos Moradores da Matriz, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
São João
Os interessados devem ir à associação de moradores, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
João XXIII
As inscrições podem ser feitas na Avenida João XXIII s/nº, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Batan
Os interessados devem ir à Rua Itapecirica 742, de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h.
Alemão
No Complexo do Alemão, o atendimento é feito na Rua Nova Brasília 36, de segunda a sexta-feira, das 15h às 18h30m.
Documentação
Para se inscrever para a capacitação, os alunos devem apresentar CPF, documento de identidade, comprovante ou declaração de residência, e comprovante ou declaração de escolaridade. Para o curso de manutenção de redes de computador, é preciso ter ensino médio completo.
這位年輕的Evilyn Nathalia奧利維拉和納西門托(左)將採取行政助理課程。彩繪和Tamires英格麗費雷拉選擇,形成維護網絡照片:照片由丹尼爾 Moitas丹妮爾 Moitas文字大小大中小15至24歲在九個社區生活在裡約贏得了職業課程的免費程序。到本月底,市勞動和就業的下降,在1587有興趣的機會“和平資格。”機會是行政助理(841)和計算機網絡的維護(746)。根據勞動,奧古斯托里貝羅司,課程將持續六個月。人們期望的是,他們提供的所有一年。學生將獲得教材和午餐。班十一月展開。- 我們的目標是提供機會,為這些青年人的資格,使他們能夠進入勞動力市場。許多離開學校和家庭。現在,去學一門手藝 - 說,鎮書記。學生的高中的第一年,Evilyn德奧利維拉,15,夢想成為一名兒科醫生。但是,為了確保其進入勞動力市場的進入,她報名參加了行政助理課程。- 一個朋友的母親說,申請公開,決定抓住這個機會。重要的是,我去上班不久 - 姑娘說,誰鼓勵 Nathalia納西門托,15,也對在職培訓計數。- 我在八年級和管理很是我最喜歡的領域之一。這可能是我的選擇時大學 - Nathalia帳戶。英格里德和她的朋友科拉多Tamires費雷拉,既有16,選擇了計算機網絡的日常維護。- 我很容易與電腦鼓搗。我確定一個與該地區很多。我參加學習,開始準備自己,因為我與硬件的工作 - Tamires說。三期講習班九個社區均會受益於你的類空間。該協議簽署通過市勞動就業,並與當地機構建立夥伴關係。對學生的培訓將包括三個車間,專業培訓,數字包容和社會法律培訓。在高中的第八個年頭,維克多雨果科斯塔,17日,是鼓勵她的母親把“癮”在專業的計算機。- 如果我可以,我會打一天24小時,並在互聯網上。我多麼喜歡它,我決定參加學習。也許我們可以開始賺錢固定朋友的電腦? - 比托爾計劃,這將在課堂上對他的朋友克勞迪奧安德烈桑托斯,16日,公司。- 這是第一步,看看我喜歡並按照該地區。還沒有什麼我要學在大學思想 - 說男孩。誰是投資的專業培訓和馬修維托里諾,15。在小學三年級就讀,他準備保養的過程中。此外,年輕的會在其他安全培訓機構:- 這是一個學習的機會。它的時間獻給自己,也許找個好工作。副主教一般有興趣的應該去科西嘉島廣場 61,週一至週五,上午9時至18小時。普羅維登斯參賽作品必須是在甘博亞街巴朗達 2。服務是星期二至星期六,上午九時至15H。Cantagalo這項服務是在12場偉業街坎特伯雷,週一至週五,從 9H到18小時。安靜有興趣者應登記在薩爾瓦多街1,桑帕約,星期一至星期五,上午9時至16小時。矩陣候選人登記,必須向的矩陣,週一至週五居民協會,上午9時至16小時。聖約翰有興趣的應該去鄰里協會,星期一至星期五,上午9時至16小時。約翰二十三世參賽作品可於大道約翰二十三世的S / N º,星期一至星期五,上午9時至16小時。巴坦有興趣的應該去Itapecirica 742街,週一至週五,從 15H到20H。德國在德國複雜,服務的過程是在36街新星巴西利亞,週一至週五,從 15H到18h30。文檔要註冊的培訓,學生必須提交公積金,身份證,居住證明或聲明,或聲明和教育的證明。對於計算機網絡的日常維護,你必須完成高中學業。
Nenhum comentário:
Postar um comentário