"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 17 de setembro de 2011

17/9/2011, 10:41 Defesa Civil de São João de Meriti ganha mais 40 agentes juvenis.


Cerca de 1,5 mil crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de São João de Meriti já são agentes Juvenis de Defesa Civil. Nesta sexta-feira (16/09), mais 40 alunos entraram para o time. Dessa vez, a iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Ambiente e Defesa Civil a partir da Subsecretaria de Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação, aconteceu na Escola Municipal Paul Jean Guerry, formando a sétima turma do projeto. O resultado foi tão positivo que já está firmado a realização de um novo curso no ano que vem na unidade escolar.
“Esse projeto tem uma grande importância já que estimula o aprendizado da cidadania, criando uma consciência de grupo diferenciada pelo amor ao próximo. O agente juvenil é mais um para tomar conta da cidade e nos ajudar em situações de perigo, não deixando que outras pessoas joguem lixo no chão, nas encostas e nos rios”, ressaltou Zilto Bernard Freitas, secretário municipal de Ambiente e Defesa Civil.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, major Alexandre Silveira, os agentes juvenis saem do treinamento preparados para enfrentar os perigos. “Um aprendizado para toda a vida. Esse trabalho vem criando uma cultura de prevenção a desastre. Tenho certeza que no próximo verão estaremos mais seguros”, disse o major, que encerrou sua fala com uma frase para os formandos: “A vida é curta para ser pequena.”
O Agente Juvenil de Defesa Civil é uma das ações do Projeto Defesa Civil nas Escolas, que faz parte do Programa Permanente de Preparação para Emergências e Desastres. Visando a redução os riscos de desastres, capacitação perceptiva da população aos perigos e reestruturação técnica da Defesa Civil, a iniciativa trabalha com um dos maiores multiplicadores da sociedade: a criança.
Os estudantes, durante duas semanas, aprendem a prevenção ao combate a incêndio, primeiros socorros, preservação ambiental, controle do pânico, acidentes domésticos, prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), cidadania, trânsito, Direito da Criança e do Adolescente, entre outros assuntos.
O Projeto Defesa Civil nas Escolas tem mais quatro frentes de trabalho: Agente Mirim de Defesa Civil, Escola Mais Segura, Evacuação Escolar e Capacitação de Professores e Funcionários de Educação.
Estiveram presentes a formatura, a secretária de Educação e Cultura, Eneila Lucas, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Sérgio Claro, e autoridades municipais.


Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/geral/2011/09/17/defesa-civil-de-sao-joao-de-meriti-ganha-mais-40-agentes-juvenis/#ixzz1YDgCMxQI

Nenhum comentário: