Cerca de 1,5 mil crianças do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede municipal de São João de Meriti já são agentes Juvenis de Defesa Civil. Nesta sexta-feira (16/09), mais 40 alunos entraram para o time. Dessa vez, a iniciativa da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Ambiente e Defesa Civil a partir da Subsecretaria de Defesa Civil em parceria com a Secretaria de Educação, aconteceu na Escola Municipal Paul Jean Guerry, formando a sétima turma do projeto. O resultado foi tão positivo que já está firmado a realização de um novo curso no ano que vem na unidade escolar.
“Esse projeto tem uma grande importância já que estimula o aprendizado da cidadania, criando uma consciência de grupo diferenciada pelo amor ao próximo. O agente juvenil é mais um para tomar conta da cidade e nos ajudar em situações de perigo, não deixando que outras pessoas joguem lixo no chão, nas encostas e nos rios”, ressaltou Zilto Bernard Freitas, secretário municipal de Ambiente e Defesa Civil.
De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, major Alexandre Silveira, os agentes juvenis saem do treinamento preparados para enfrentar os perigos. “Um aprendizado para toda a vida. Esse trabalho vem criando uma cultura de prevenção a desastre. Tenho certeza que no próximo verão estaremos mais seguros”, disse o major, que encerrou sua fala com uma frase para os formandos: “A vida é curta para ser pequena.”
O Agente Juvenil de Defesa Civil é uma das ações do Projeto Defesa Civil nas Escolas, que faz parte do Programa Permanente de Preparação para Emergências e Desastres. Visando a redução os riscos de desastres, capacitação perceptiva da população aos perigos e reestruturação técnica da Defesa Civil, a iniciativa trabalha com um dos maiores multiplicadores da sociedade: a criança.
Os estudantes, durante duas semanas, aprendem a prevenção ao combate a incêndio, primeiros socorros, preservação ambiental, controle do pânico, acidentes domésticos, prevenção ao uso de drogas, doenças sexualmente transmissíveis (DST), cidadania, trânsito, Direito da Criança e do Adolescente, entre outros assuntos.
O Projeto Defesa Civil nas Escolas tem mais quatro frentes de trabalho: Agente Mirim de Defesa Civil, Escola Mais Segura, Evacuação Escolar e Capacitação de Professores e Funcionários de Educação.
Estiveram presentes a formatura, a secretária de Educação e Cultura, Eneila Lucas, e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Ordem Urbana, Sérgio Claro, e autoridades municipais.
Leia mais em: http://noticias.sitedabaixada.com.br/noticias/geral/2011/09/17/defesa-civil-de-sao-joao-de-meriti-ganha-mais-40-agentes-juvenis/#ixzz1YDgCMxQI
Nenhum comentário:
Postar um comentário