"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Milhares de estudantes desfilam em Cabuçu e Km 32.


No segundo dia de desfiles cívicos da cidade de Nova Iguaçu, no KM 32 e Cabuçu, as escolas municipais e estaduais chamaram a atenção do público para a importância do acesso aos direitos universais a toda a sociedade. Com a frase “Não há país sem cidadão, inclusão sem participação”, os alunos da  Escola Municipal Pera Flor mostraram a miscigenação do país e sua diversidade cultural e a liberdade de expressão, lembrada através de coreografia. Além disso, os estudantes trouxeram cartazes ilustrando os direitos das crianças e algumas atitudes cidadãs.
O tema “Nova Iguaçu na garantia dos direitos universais: Inclusão, Diversidade e Cidadania” esteve presente nas 45 unidades escolares que participaram dos eventos nos dois bairros. Exibindo o cartaz “Direitos universais na Escola Municipal Três Marias:  Conscientizar e Exercer”, a unidade escolar mostrou que desde cedo as crianças devem saber o que é ter seu direito garantido. Os estudantes apresentaram cartazes e placas com leis, instituições e ações relacionadas ao tema deste ano, como acesso à educação, saúde, moradia, alimentação, entre outros direitos.
A prefeita Sheila Gama e a secretária Municipal de Educação, Dilceia Quintela,  assistiram  a tudo atentamente. No Km 32, ambas falaram das melhorias realizadas nas duas regiões, como a conclusão da reforma e ampliação da Escola Municipal Pera Flor e  a construção de uma nova escola no bairro de Cabuçu e uma creche no bairro Jardim Nova Era.
A ética e a cidadania foram lembradas pela Escola Municipal Alfredo José Soares. Com a frase “Um por todos, todos por um! Pela ética e cidadania”, a escola demonstrou que somente o respeito e a igualdade de direitos e deveres é capaz de manter a paz. A escola falou do multiculturalismo brasileiro na ala “Nova Iguaçu: Terra de todas as raças, crenças e culturas”.
Segurando uma bandeira com a palavra paz, a aluna Ana Caroline Ribeiro dos Santos, da Escola Municipal Prof. Joaquim de Freitas, entende muito bem o que isto significa. “Paz para mim é ter sossego, respeito aos professores e colegas e não viver com violência”, disse a aluna que cursa o 3º ano do ensino fundamental.
Orgulhosa em ver o filho tocar tarol na banda da Escola Municipal Darcílio Ayres Raunheitti, a dona de casa Vera Lúcia Aloupa era uma das mais empolgadas em Cabuçu. “Para mim este momento é muito importante. As crianças estão aprendendo desde cedo o amor a Pátria e a cidadania”, disse Vera.  
As bandas como sempre dão um show a parte. A banda da Escola Municipal Prof. Leonardo Carrielo de Almeida esteve à frente de seus alunos, mostrando mais uma vez que o Programa Mais Educação tem sido importante na formação dos estudantes criando neles novas perspectivas. A promessa musical está presente em 50 bandas formadas pelo Programa do governo Federal, na rede municipal de ensino. As bandas Fawp, Soul Emanuel, do Colégio Estadual Barão de Tinguá, das Escolas Municipais Abílio Ribeiro, Darcílio Ayres Raunheitti, entre outras também mexeram com o público, ao som de suas liras, bumbos, cornetas, saxofones e prato, além de coreografias bem ensaiadas. 
Estiveram presentes os vereadores Vilma Aguazul, Carlinhos Presidente, Marcos Rocha, os secretários municipais de Esporte e Lazer, Fausto Azevedo, de Assistência Social e Prevenção a Violência, Sebastião Berriel, dos Direitos da Pessoa Com Deficiência, Daniela Cardoso, da Cidade Jose Rogério Namen, de Comunicação, Juvenil Reis dos Santos e da Chefe de gabinete da prefeita, Sandra Gusmão. Além  das representantes a  Coordenadoria Metropolitana I, Ana Claudia Moreira e Alessandra Vilella 

Nenhum comentário: