"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Irã pronto para começar a trabalhar no bunker nuclear: fontes.


















Fredrik Dahl por

VIENA | Qua 14 de dezembro de 2011 13:01 EST

(Reuters) - O Irã pode em breve começar sensíveis atividades atômicas em uma instalação subterrânea no interior de uma montanha, fontes diplomáticas disseram na quarta-feira, um movimento que se ante o em um impasse com as grandes potências exigindo Teerã refrear esse trabalho.

Especialistas iranianos realizaram os preparativos necessários em Fordow, perto da cidade sagrada xiita de Qom, pavimentando o caminho para a República Islâmica para começar a alto grau de enriquecimento de urânio no local em uma antiga base militar.

As máquinas, equipamentos e materiais nucleares necessários foram transferidos e instalados em Fordow, acrescentaram as fontes, sugerindo o trabalho em si - até agora realizados acima do solo em outro local - pode começar quando o Irã toma a decisão.

"Eles estão prontos para iniciar a alimentação", uma fonte diplomática disse, referindo-se ao processo no qual pouco enriquecido gás de urânio é refinado por centrífugas para aumentar a proporção de isótopos físseis.

Tensão está aumentando entre as potências ocidentais eo Irã depois que um relatório de vigilância nuclear da ONU no mês passado que disse que Teerã parece ter trabalhado na elaboração de uma arma nuclear, e que a investigação secreta para esse fim pode ser continuada.

Os Estados Unidos e seus aliados europeus aproveitaram o documento sem precedentes pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para aumentar a pressão sanções ao Irã, um dos produtores os maiores do mundo do petróleo.

O urânio enriquecido pode ser usado para alimentar usinas de energia e outros tipos de reatores, que é objetivo declarado do Irã, ou fornecer material para bombas atômicas se processado muito mais longe, que o Ocidente suspeita é a intenção última do país.

Proliferação nuclear especialista Shannon Kile observou que o Irã no início deste ano anunciou que iria mudar a sua actividade de enriquecimento mais sensíveis a Fordow mas disse que o início real ainda seria significativo.

"Obviamente, para as pessoas que estão preocupados com a capacidade do Irã de 'break out' e enriquecer a armas de grau este é um passo muito bom para este caminho", disse o Kile, do Stockholm International Peace Research Institute (SIPRI) think-tank .

A decisão do Irã no ano passado para elevar o nível de alguns enriquecimento da pureza 3,5 por cento do combustível necessário para civis da usina para 20 por cento preocupado países ocidentais que se sentem isso trará muito mais perto de Teerã aos 90 por cento adequado para uma bomba atômica. O Irã diz que o material será de 20 por cento apenas reabastecer seu estoque de combustível para um reator de pesquisas médicas.

Usina iraniana de enriquecimento principal está localizado perto da cidade central de Natanz. Mas a liderança iraniana disse em junho que iria mudar a sua actividade de alto grau de Natanz para Fordow, um site que oferece uma melhor proteção contra qualquer ataque militar e poderia aumentar drasticamente a capacidade de produção.

A comandante da Guarda Revolucionária foi citado pela agência de notícias semi-oficial Mehr nesta quarta-feira, dizendo que o Irã irá se mover suas fábricas de enriquecimento de urânio para sites mais seguros, se necessário, sem dar mais detalhes.

Estados Unidos e Israel, do Irã arqui-adversários, não descartam uma ação militar caso a diplomacia não consiga resolver a disputa nuclear de longa duração, que tem o potencial para provocar um conflito mais amplo no Oriente Médio.

ADVANCED centrífugas

Mês passado, relatório da AIEA disse que o Irã instalou duas cascatas - ou redes interligadas - de 174 centrífugas cada em Fordow. Centrífugas giram a velocidades supersônicas para refinar urânio.

Um grande cilindro de gás hexafluoreto de urânio - material que é alimentado em centrífugas - também havia sido transferido para lá.

Irão apenas revelou a existência de Fordow à AIEA em setembro de 2009 depois de saber que as agências de inteligência ocidentais tinham detectado.

Teerã diz que vai usar 20 por cento de urânio enriquecido para converter em combustível para um reator de pesquisa fazendo isótopos para o tratamento de pacientes com câncer, mas autoridades ocidentais dizem duvidar que o país tem capacidade técnica para fazer isso.

Além disso, dizem eles, a capacidade de Fordow - um máximo de 3.000 centrífugas - é muito pequena a produzir quantidades industriais de urânio pouco enriquecido necessário para manter as usinas nucleares civis em execução, mas ideal para a obtenção dos menores quantidades de altamente enriquecido produto típico de um programa de armas nucleares.

Especialistas ocidentais dizem que as sanções de aperto, dificuldades técnicas e sabotagem cibernética possível ter abrandado avanços atômico iraniano.

Mas ainda é acumular urânio pouco enriquecido e agora tem o suficiente para 2-4 bombas, se refinado muito mais, dizem os especialistas.

O Irã também tem intensificado os esforços para desenvolver modelos de centrífugas mais avançadas que lhe permitiria enriquecer urânio mais rapidamente do que com o colapso propensas IR-1 máquinas que está usando agora, o segundo fontes diplomáticas.

Em uma instalação de pesquisa em Natanz, ele começou a alimentação de uma rede de cerca de 160 chamados IR-2m centrífugas com gás hexafluoreto de urânio para testar seu desempenho.

Se o Irã finalmente consegue introduzir as máquinas mais modernas para a produção, que poderia reduzir significativamente o tempo necessário para estoque de urânio enriquecido.

Mas não está claro se Teerã, desde que cada vez mais rígidas sanções internacionais que restringem sua capacidade de obter tecnologia nuclear no exterior, tem os meios e componentes para tornar as máquinas mais sofisticadas em números maiores.

"Não devemos superestimar o progresso", uma fonte diplomática disse, acrescentando que o Irã havia tentado desenvolver centrífugas mais moderno por vários anos.

(Reportagem de Mark Heinrich )


Nenhum comentário: