"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Manter os pés sujos e com mau cheiro pode afastar picadas do mosquito da malária.

















Uma nova pesquisa está dando conselhos para as pessoas que forem viajarpara países com surtos de malária. Quer ficar livre de picadas? Não lave os pés!


Um estudo recente está demonstrando que os mosquitos que transmitem a malária são atraídos por uma baixa quantidade de bactérias nos pés. Quem mantém uma boa higiene dos pés está mais propenso a ser picado pelos mosquitos se comparado com pessoas com os pés sujos.

A pesquisa mostrou que as pessoas com grande quantidade de bactérias nos pés e, por conseqüência, um odor desagradável, consegue afastar os mosquitos. O motivo da “repelência” ainda não está bem esclarecido.

Os pesquisadores acreditam que as diferentes espécies de bactérias produzam sinalizadores químicos. Uma vez liberada, funcionaria como um tipo de alerta para os mosquitos ficarem longe, não sendo atraídos ou não despertando “vontade” de picar.

A pesquisa foi publicada no jornal on-line da Biblioteca Pública de Ciência da Holanda, e busca encontrar uma maneira de transmitir esse conhecimento para que pesquisadores desenvolvam uma forma de repelir com eficácia os mosquitos responsáveis pela transmissão de malária.

Um dos autores do estudo, o Dr. Niels Verhulst da Wageningen University na Holanda, declarou: “Os compostos que inibem a produção microbiana do odor humano ou a manipulação da composição da microbiota da pele, podem reduzir a atratividade de uma pessoa aos mosquitos”.



Os cientistas colheram amostras de suor da sola dos pés de 48 pessoas, sendo a grande maioriahomens, com idades entre 20 e 64 anos. Os participantes foram orientados a não consumirem álcool, alho, cebola, alimentos picantes e nem tomarem banho ou usarem cosméticos perfumados.

A pesquisa orientou aos participantes, usarem meias de nylon por no mínimo 24 horas antes da coleta de suor. O mosquito transmissor, Anopheles gambiae, é responsável por um grande número de transmissão da doença na África, local onde a malária é altamente endêmica, e é conhecimento como ‘preferir’ picar os pés.



Nenhum comentário: