"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sábado, 17 de dezembro de 2011

Nova Iguaçu terá mutirão de atendimento a disfunções urinárias.


Rio

  
Nova Iguaçu terá mutirão de atendimento a disfunções urinárias
Jornal do Brasil+A-AImprimirPUBLICIDADE



No próximo dia 17, o urologista Francisco Coutinho e a ONG Grupo de Apoio ao Deficiente Físico (GADEFI-NI) do cadeirante Valnei Rosa, realizarão um mutirão de atendimento sobre a bexiga neurogênica, na sede da instituição, em Nova Iguaçu. A iniciativa é voltada para o cadastramento, orientação e atendimento urológico de pessoas com deficiência física, que são as que mais sofrem com a síndrome. As inscrições gratuitas podem ser feitas através dos telefones 3773-1937 ou 6704-5363.

O mutirão será composto por médicos, assistentes sociais e enfermeiros, que vão orientar as pessoas com deficiência física quanto ao tratamento e diagnóstico da Bexiga Neurogênica.

Para o médico Francisco Coutinho, chefe do Departamento de Uroneurologia da Sociedade Brasileira de Urologia-RJ, o mais preocupante não é a deficiência. “O problema maior não é estar em uma cadeira de rodas, muitos superam essa questão com o tempo, já o descontrole urinário e as consequências que isso traz ao organismo podem ser fatais. Muitos pacientes desenvolvem alterações urinárias graves e como não fazem o tratamento adequado, evoluem para um comprometimento renal, culminando com a necessidade de futuras sessões de hemodiálise”, afirma o urologista.

Ele também revela dados importantes, “20% dos pacientes com lesão medular acabam evoluindo com comprometimento renal. Além disso, a Bexiga Neurogênica é hoje a principal causa de morte em pessoas com deficiência física no Brasil, que ocorrem principalmente por causa das infecções urinárias graves e da insuficiência renal”, alerta Dr. Coutinho.

A bexiga neurogênica é uma síndrome muito comum em pessoas que têm alguma lesão medular ou neurológica. Esse distúrbio se caracteriza pela perda da função normal da bexiga, provocada pela lesão no sistema nervoso. Além de incontinência urinária, sua principal consequência é uma deficiência do funcionamento vesical, o que faz com que os rins fiquem dilatados e progressivamente deixem de funcionar. O tratamento normalmente é feito com a utilização de cateteres urinários, colocados várias vezes ao dia com a finalidade de remover adequadamente a urina, associado com medicações que relaxem a bexiga. Este tratamento previne as alterações renais e reduzem a gravidade das infecções.

Nenhum comentário: