"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ESTADO TERÁ CENTROS DE ATENDIMENTO PARA MENORES AUTISTAS .




Crianças e adolescentes com deficiência mental e autismo poderão ganhar atendimento de ponta no Estado. A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quinta-feira (08/12), em discussão única, o projeto de lei 689/11 que cria no estado os Centros de Reabilitação Integral voltados para estes menores. A proposta do deputado Xandrinho (PV) prevê a criação de oito centros, em diferentes regiões do estado, com instalações físicas, equipamentos e área de reabilitação para atendimento de cada um dos casos. O autor salienta que o atendimento beneficiará famílias que não podem arcar com um atendimento adequado, muito caro. “São tratamentos que giram em torno de R$7 mil mensais. Como famílias que lutam tanto para arcar com o básico, como a alimentação, poderão proporcionar isso às suas crianças?”, aponta.

A proposta, que segue para o governador Sérgio Cabral, determina a oferta de serviços como reabilitação, tratamento, prevenção de deficiências secundárias e orientação familiar”. Para isso, os centros deverão dispor de atendimento médico neurológico, psiquiátrico, pediátrico e de acompanhamento pedagógico, psicológico, fonoaudiológico, fisioterapêutico e terapêutico ocupacional. Também está previstos os cuidados de enfermagem, odontológico e o serviço social.

Segundo o texto, as cidades que receberão os centros são Nova Iguaçu, na baixada Fluminense; Itaperuna, na Região Noroeste; Campos dos Goytacazes, na região Norte; Cabo Frio, na Região das Baixadas Litorâneas; Petrópolis, na Serrana; Volta redonda, na Centro Sul; Resende, na região do Médio Paraíba e Angra dos Reis, na Costa Verde. Centros deverão ser construídos nas cidades que não oferecerem espaços físicos para eles.

O projeto prevê como fonte de custeio o Sistema Único de Saúde, mas autoriza a celebração de convênios entre Estado e Governo federal, municípios e iniciativa privada.

(texto de Fernanda Porto)


Espectro do autismo


Conceito

O Autismo é um transtorno invasivo do desenvolvimento que se caracteriza por trazer alterações ao desenvolvimento da criança principalmente em três áreas: a comunicação, a interação social e o uso da imaginação, é a chamada tríade autista.

Geralmente se manifesta antes dos três anos de idade e apresenta muitas variações de um indivíduo para o outro, o que nos leva a um outro conceito: o espectro do autismo(hiperlink) ou os diferentes graus do autismo(hiperlink).

O autismo se enquadra no conceito de síndrome, ou seja, é um conjunto de sinais e sintomas sem causa específica que, combinados, trazem um grau diferente de comprometimento, o que se conhece por Espectro do Autismo.

Toda esta variação faz com que cada indivíduo com autismo seja único, o que dificulta muito o diagnóstico, mas também torna o prognóstico muito variável pois uma pessoa com autismo desde que tratada adequadamente, pode se desenvolver e se tornar uma pessoa autônoma, produtiva e, sobretudo, feliz.


Entendendo os Muitos Rótulos do Autismo

*TID: Transtorno Invasivo do Desenvolvimento

*TGD: Transtorno Global do Desenvolvimento ou Transtorno Generalizado do Desenvolvimento



*PDD: Pervasive Developmental Disorder (termo em inglês)



*PDD_NOS: Pervasive Developmental Disorder Not Otherwise Specified


TID-SOE: Transtorno Invasivo do Desenvolvimento Sem Outra Especificação


TEA : Transtorno do Espectro do Autismo :


Autismo

Autismo Atípico

Síndrome de Asperger

http://www.autismoeotimismo.org/index.php/artigo/detalhe/1

http://www.alerj.rj.gov.br/common/noticia_corpo.asp?num=41247

Nenhum comentário: