"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

domingo, 11 de dezembro de 2011

Soldado Gilad Shalit é libertado após 5 anos de cativeiro e volta a Israel Acordo com Hamas prevê troca de soldado por 1.027 prisioneiros palestinos. Alguns dos 477 que serão soltos imediatamente já deixaram prisões.


o G1, com agências internacionais


O soldado Gilad Shalit foi solto na madrugada desta terça-feira (18), no Egito, após um acordo entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza, e levado a Israel.
O soldado israelense foi entregue a representantes do Egito, que intermediou o acordo, antes de ser levado a Kerem Shalom, no lado israelense da fronteira.
A TV egípcia mostrou imagens suas rodeado de seguranças, vestindo roupas civis e caminhando sem dificuldades. Em entrevista, ele disse que estava bem e disse que espera que o acordo ajude na conquista da paz entre israelenses e palestinos.
Shalit, de 25 anos, foi feito prisioneiro por milicianos do Hamas em 25 de junho de 2006 em uma posição militar israelense limítrofe com o sul do território palestino da Faixa Gaza. Foram cinco anos de cativeiro.
As imagens mostradas nesta terça são as primeiras dele desde 2009.
Gilad Shalit em imagem de vídeo da TV egípcia, em local não determinado em Gaza (Foto: AP)Gilad Shalit em imagem de vídeo da TV egípcia, em local não determinado em Gaza (Foto: AP)
Pais do soldado Gilad Shalit deixam norte de Israel para encontrar filho libertado após cinco anos no poder do grupo Hamas (Foto: Baz Ratner/Reuters)Pais do soldado Gilad Shalit deixam norte de Israel para encontrar filho libertado após cinco anos no poder do grupo Hamas (Foto: Baz Ratner/Reuters)
Segundo o acordo, Shalit será trocado por 1.027 prisioneiros palestinos, dos quais 477 seriam soltos antes de sua libertação.
Os primeiros prisioneiros palestinos começaram a deixar as prisões israelenses na madrugada desta terça.
No comboio que deixou a prisão de Ketziot estariam 96 prisioneiros, a maior parte mulheres.
O grupo, que está acompanhado por forças de segurança do Egito, país mediador da troca, deve ser libertado no território palestino da Cisjordânia.
Os presos do primeiro comboio saíram com as mãos e os pés algemados, e mais de mil policiais foram posicionados ao longo do trajeto previsto para os ônibus.
Comboio que transportava alguns dos presos palestinos em troca com soldado israelense Gilad Shalit é visto em Ramallah, na Cisjordânia (Foto: Ammar Awad/Reuters)Comboio que transportava alguns dos presos palestinos em troca com soldado israelense Gilad Shalit é visto em Ramallah, na Cisjordânia (Foto: Ammar Awad/Reuters)
É possível que Israel ainda liberte nesta terça mais três grupos, que seriam enviados para Kerem Shalom, na região da Faixa de Gaza.

Nenhum comentário: