"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Brasil vai ajudar FMI com injeção de recursos para resolver crise do Euro Christine Lagarde, diretora-geral do Fundo Monetário Internacional, foi recebida pela presidenta Dilma e por Guido Mantega em Brasília


Terra
Agencia-Brasil011211ANT6607.jpg
Após reunião com a diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou que o Brasil e demais países emergentes concordaram em injetar recursos no FMI para que o fundo ajude as nações da zona do Euro, principalmente, a sair da crise financeira. O aporte de dinheiro, no entanto, está condicionado ao aumento da participação de países emergentes nas decisões do fundo e à contribuição financeira também dos Estados Unidos e Europa. A reunião entre Mantega e Lagarde aconteceu após encontro da diretora do FMI com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília.


"Embora o FMI hoje esteja muito mais forte e preparado que em 2008, o Brasil está disposto a colaborar para um aporte adicional de recursos através de acordos bilaterais de crédito no FMI. Não há quantia definida, isso é uma discussão que faremos com os BRICs, que concordaram em fazer um aporte ao FMI, porém está condicionado à continuação das reformas de cotas que já foram acertadas em 2009 e 2010 e que nós tenhamos, também, a colaboração de outros países com mais recursos para o FMI", disse Mantega.

O ministro brasileiro criticou a atuação do Banco Central Europeu (BCE) e disse que o FMI está fazendo um papel que cabe à autoridade monetária do bloco econômico. "Mesmo que eu ache que a União Europeia possua os instrumentos para superar a crise, eles estão demorando, isso justifica a injeção extra de recursos no fundo. O banco central europeu pode resolver a situação, mas enquanto isso não acontece, a situação se deteriora. Nossa preocupação é também que a crise atinja, em maior escala, os emergentes", afirmou.

Lagarde elogiou as medidas macroeconômicas brasileiras e disse que o País é o mais imune e preparado para enfrentar a crise. "Do ponto de vista do FMI, o Brasil é um país que tem um histórico extremamente sólido, está numa situação favorável devido à políticas sólidas. Acreditamos que o Brasil está mais imune e mais bem protegido que qualquer outro país dos efeitos de contaminação das crise do euro", disse.

A diretora do FMI também elogiou os programas de estímulo ao consumo lançados pelo governo brasileiro e afirmou que o mercado interno é a "arma" do País para reduzir os impactos da crise. "Do nosso ponto de vista, o Brasil está estabelecendo os padrões para programas de desenvolvimento econômico para todos os países", disse.





2006 





Janeiro

Ação da Cidadania lança metas para 2006 – Terminada a campanha Natal Sem Fome a Ação da Cidadania traça metas para 2006, iniciando o ano com a reestruturação das equipes. Diversas reuniões foram realizadas para viabilizar a implantação de novos projetos, em especial o projeto Cidadania em Ação e o funcionamento do Centro Cultural da Ação da Cidadania e mais uma Campanha Nacional pelo Voto Ético.




Doação de alimentos à Arquidiocese de Mariana – A Ação da Cidadania doou mais de 30 toneladas de alimentos à Arquidiocese de Mariana (Minas Gerais), o arcebispo Dom Luciano Mendes, recebeu os alimentos que foram destinados as famílias de baixa renda da região. Os alimentos doados foram frutos das doações feitas após a entrega das cestas da Campanha Natal Sem Fome. 

Centro Cultural da Ação da Cidadania aprovado na Lei Rouanet - O Centro Cultural da Ação da Cidadania, será um centro de excelência e fomento à cultura e à inclusão social. Temos como principal meta, capacitar cerca de três mil crianças e jovens/ano em situação de risco social, para que possam atuar na difusão e desenvolvimento da cultura.




O Centro Cultural da Ação da Cidadania, terá exposição de artes plásticas, shows musicais, restaurante, pólo de cinema e vídeo, teatro. Funcionamento de oficinas de capacitação em cada espaço.



Para a concretização desse marco, é indispensável que sua administração se dê de forma altamente profissional, assim, estamos lançando a primeira empresa social do Brasil, um novo conceito de gestão para o Centro Cultural da Ação da Cidadania.

Outra grande conquista foi marcada no dia 19 de dezembro de 2005. Neste dia saiu publicado no Diário Oficial (da União) a Lei Rouanet (Lei nº 8.313/91, que incentiva patrocínios e doações em troca de redução no imposto de renda).

Contamos com mobilização do empresariado para concluir a reforma do Centro Cultural e ser uma referência na transformação social através da cultura.

Fevereiro


Remanejamento - Objetivando potencializar habilidades profissionais e maior dinamismo na equipe da Ação da Cidadania, reciclando experiências, foi realizado o remanejamento de dois componentes da equipe, qual seja: Cândida Fernandes passa a dirigir o Espaço de Construção da Cultura dinamizando o trabalho que já vem sendo desenvolvido desde 1999 e Ruth Almeida se integra à implementação do Centro Cultural da Ação da Cidadania. 

Universitários americanos visitam Centro Cultural da Ação da Cidadania – O “International Honours Program”, um projeto desenvolvido pela Boston University, em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ e a Associação Roda Viva, organiza desde 1999 a visita de universitários norte-americanos a várias mega-cidades, entre elas o Rio de Janeiro, como parte do programa “Cidades do Século XXI”.

A visita do grupo ao Centro Cultural da Ação da Cidadania, incluiu a apresentação, através de vídeos, da história da criação da instituição, da figura do seu idealizador - o sociólogo Herbert de Souza -, e do projeto Natal Sem Fome, além da visita guiada e exposição do projeto do Centro Cultural e dos seus diversos segmentos.

O intercâmbio de experiências entre os projetos sociais, a inclusão social através da cultura, o projeto das escolas-vivas, a trajetória dos comitês da Ação e a magnitude das instalações físicas do Centro Cultural foram os pontos de relevância do encontro na análise do grupo, que ressaltou a importância da visita à Ação da Cidadania para o entendimento da formação dos movimentos sociais no Brasil. 

Primeira plenária do ano reuniu lideranças comunitárias na Ação da Cidadania - No dia 04 de fevereiro, os coordenadores dos comitês do Rio estiveram reunidos na primeira plenária de 2006. O encontro foi marcado pela divulgação de grandes projetos como o Cidadania em Ação e a Campanha Nacional pelo Voto Ético que acontece este ano.





Na reunião, os comitês receberam o boletim informativo da Ação da Cidadania e um formulário de recadastramento. Durante a plenária, foi divulgado pelo coordenador Maurício Andrade, o balanço nacional da Campanha Natal Sem Fome 2005.

A Ação da Cidadania traçou algumas metas para este ano e uma delas é o trabalho direto com os comitês através das oficinas de capacitação dirigidas às lideranças comunitárias do projeto Cidadania em Ação. As plenárias mensais alimentam os comitês com novos instrumentos e novas esperanças para trilhar uma ação voluntária de tamanha responsabilidade.

Grandes nomes se juntam para implementação do Centro Cultural da Ação da Cidadania - Com uma belíssima arquitetura, o armazém que abriga hoje a sede da Ação da Cidadania foi o primeiro da região portuária, construído em 1871 por André Rebouças e possui 14 mil metros quadrados em dois pisos. Há quatro anos foi iniciada a reforma do armazém para transformá-lo em um centro cultural de características bem particulares, ao mesmo tempo em que vai oferecer as mais diversificadas manifestações culturais.

Confiante na concretização do projeto, a Ação da Cidadania convidou para se integrar à equipe Oduvaldo Braga, ex-vice-presidente da Fundação do Teatro Municipal e um dos responsáveis pela implementação do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Ele se dedicará, especialmente, ao trabalho de captação de recursos para a finalização das obras, além de se ocupar da formatação de sua política de uso e da formação e montagem da equipe que vai administrar e programar o novo Centro Cultural que, segundo ele “já é um presente para o Brasil”.

Março 

Comitês discutem oficinas do Projeto Cidadania em Ação - A Ação da Cidadania realizou, no dia 07 de março, uma reunião com a comissão de planejamento das oficinas que serão ministradas aos comitês através do projeto Cidadania em Ação. Durante o encontro foram formados três grupos de discussão: o grupo 1 ficou com o tema direitos e deveres do cidadão, o grupo 2 com o tema ética no movimento social, e o grupo 3 com mobilização e organização popular.

Tal iniciativa evidencia o caráter democrático do processo de construção das oficinas, ratificando seu objetivo em ser um espaço de inclusão, onde todos os envolvidos devem ter responsabilidade, tanto na elaboração quanto na execução, bem como na avaliação dos resultados das oficinas. 


Ação da Cidadania recebe Carlinhos de Jesus - O coreógrafo, bailarino e professor Carlinhos de Jesus estará coordenando oficina de dança de salão para as lideranças comunitárias que integram os comitês da Ação da Cidadania. As aulas acontecerão no Centro Cultural da instituição na zona portuária do Rio. 

Durante o encontro Carlinhos falou sobre a importância da dança como ferramenta de inclusão social. 




- Eu vejo a dança também como instrumento de socialização, de inclusão, que traz um benefício imediato para as pessoas. Aqui no Brasil, a cultura e o futebol são duas coisas que congregam ações, valores e resultados positivos. Tenho prova disso dentro do meu grupo de dança, pessoas que estavam à beira de um caos social, a um passo da criminalidade, hoje produzem, são pessoas do bem. Acho que o que falta é isso, uma perspectiva, o que falta é oportunidade – conclui ele.

Cidadania em Ação - Vinte e cinco lideranças comunitárias se reuniram para participar do planejamento das oficinas que serão ministradas no Projeto Cidadania em Ação e analisaram as propostas elaboradas pela equipe da área social. O grupo debateu sobre os direitos e deveres do cidadão, ética no movimento social e a importância da mobilização e organização popular como forte ferramenta de luta pelos direitos do cidadão.

Espaço de Construção da Cultura retoma suas atividades – Portas abertas e muito trabalho. O Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania iniciou suas atividades com uma série de mudanças para 2006. O espaço ganhou cara nova com a ajuda dos artesãos do bairro. A grande novidade da reforma foi a transformação da Biblioteca que além de receber o nome do Betinho, uma homenagem ao Fundador da Instituição, ela foi transformada em um espaço dinâmico voltado para a formação do conhecimento. 


Desde 1999, o Espaço vem colaborando na formação de centenas de jovens através de atividades artísticas e culturais que fortalecem a inserção social dos alunos. 

Cadastramento de novos comitês - No mês de março a Ação da Cidadania realizou abertura de cadastramento de novos comitês para o ano de 2006. O processo teve como objetivo chegar em regiões onde a Ação da Cidadania tivesse pouca representatividade. 

No município do Rio de Janeiro os bairros contemplados com a abertura de vagas foram: Ilha de Paquetá, Barra de Guaratiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Vargem Pequena, Vargem Grande, Cidade de Deus, Rocinha, Maré, Complexo do Alemão, Jacarezinho e Jacaré, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Vila Cosmos, Vila da Penha, Vista Alegre, Bonsucesso, Manguinhos, Olaria, Ramos, Brás de Pina, Penha, Penha Circular, Cordovil, Jardim América, Parada de Lucas, Vigário Geral, Centro, Caju, Gamboa, Santo Cristo, Saúde, Santa Tereza, Catumbi, Cidade Nova, Estácio, Rio Comprido, Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira, Tijuca, Andaraí, Grajaú, Maracanã, Vila Isabel, Benfica, Mangueira, São Cristóvão, Vasco da Gama, Vidigal, Botafogo, Catete, Cosme Velho, Flamengo, Glória, Humaitá, Laranjeiras, Urca, Copacabana, Leme, Gávea, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Leblon, São Conrado. 

Cerca de cento e cinqüenta inscrições foram efetuadas e cento e trinta aprovadas.

Espaço conta histórias e homenageia a poesia - No dia 13 de março, Dia da Poesia, o Espaço de Construção da Cultura promoveu com os Agentes Cultura Viva uma dinâmica na biblioteca da casa, para ler poemas e conhecer poetas. Além de homenagear a poesia, a dinâmica teve a proposta de apresentar escritores e estilos e de estimular a leitura e o olhar sobre o texto poético. 


Dentre os autores selecionados se destacaram Salomão Souza, Carlos Drummond de Andrade, Lúcio Autran, José de Nicola e Cazuza. Ao final da pesquisa, os agentes se reuniram para recitar os poemas selecionados, com direito a aplausos e vivas para a poesia.

Ainda dentro das comemorações da Semana da Poesia, o Espaço de Construção da Cultura promoveu uma roda de contação de histórias, com a participação do ator e cantor José Mauro Brant. Ao final do evento, as crianças já estavam contando suas próprias histórias de vida. 

Agências de publicidade visitam Centro Cultural - A Ação da Cidadania realizou um encontro com representantes de algumas agências de publicidade do Rio de Janeiro. O objetivo da reunião foi apresentar o Centro Cultural da Ação da Cidadania, uma área de 14 mil metros quadrados projetada pelo arquiteto Hélio Pellegrino, na zona portuária da cidade.



Os convidados receberam o material de apresentação do Centro Cultural e um cd em homenagem aos 10 anos da Ação da Cidadania. 

Ação da Cidadania mobiliza sociedade para controle dos programas sociais governamentais - ALERTA BRASIL!

Para iniciar uma ação de mobilização de toda a sociedade brasileira, diante das denúncias divulgadas constantemente pela mídia sobre as fraudes nos programas de transferência de renda, promovidos pela União e Governos Estaduais, a Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida promoveu no dia 21 de março, às 10 horas, uma coletiva de imprensa anunciando medidas judiciais a serem aplicadas aos responsáveis pela utilização indevida dos recursos públicos.

Neste dia, foi apresentada uma análise preliminar dos programas de transferência de renda – que já superam 15 milhões de benefícios -, elaborada pela Ação da Cidadania, com um levantamento dos recursos empregados e números de beneficiários. O documento traz também as justificativas para o enquadramento legal dos responsáveis pela seleção dos beneficiários e pela apropriação dos recursos, por aqueles que não se adequam como público-alvo dos programas, exigindo o cumprimento das leis vigentes.

Plenária por município - No dia 18 de março, a Ação da Cidadania promoveu plenárias e oficinas, em horários diversos com os municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias e Magé.

O objetivo foi avançar na construção da reivindicação social que cada município irá apresentar à sua prefeitura e promover um debate sobre os mecanismos de mobilização popular utilizados pelas lideranças.

A dinâmica proposta foi levantar como cada comitê mobiliza a sua comunidade e quais os meios de comunicação que são utilizados como ferramenta de divulgação.

Fórum Nacional da Ação da Cidadania - Ação da Cidadania realizou um encontro nacional com nove comitês estaduais - Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Distrito Federal. O encontro teve como objetivo discutir os seguintes temas: análise da conjuntura nacional, Campanha do Voto Ético, rumos da Campanha Natal Sem Fome, análise preliminar dos programas sociais de transferência de renda e seu desdobramento nos estados. 



Durante o encontro algumas propostas foram aprovadas para o ano de 2006 – como a realização de Congressos Regionais em Mato Grosso (centro oeste), Paraná (região Sul) , Bahia (Salvador) Pernambuco, Maranhão (região nordeste) e Pará (região norte). 

Será realizado o I Congresso Nacional da Cidadania “O Papel da Sociedade na Nova Realidade Brasileira” na segunda quinzena de agosto no Rio de Janeiro. As propostas, oriundas das discussões dos Congressos Regionais, serão entregues aos candidatos à presidência da República.

Comitês de Nova Iguaçu participam de reunião na Ação da Cidadania - A Ação da Cidadania realizou um encontro com os participantes do Comitê Organizador do Fórum de Nova Iguaçu. Na reunião foram discutidas as providências e tarefas necessárias para sua realização. O fórum acontecerá no dia 04 de maio no município.

O comitê é composto pela equipe técnica da Ação da Cidadania e pelas lideranças locais que foram distribuídas por bairros da região para formar o comitê organizador. Destaca-se que a seleção foi aberta para quem tivesse interesse em participar, devendo cada grupo de bairros indicar ao menos dois representantes. 

O processo de construção das propostas de melhorias sociais junto às Prefeituras é um trabalho coletivo, todas as lideranças, de todos os municípios, têm a oportunidade de participar das discussões, com as suas reflexões e sugestões. 

O desafio está em como construir caminhos de diálogo com o poder municipal em benefício do reconhecimento dos direitos sociais do cidadão.


Abril

Cidadania em Ação avança na construção das propostas de melhorias sociais - No mês de abril, o projeto Cidadania em Ação deu continuidade às plenárias realizadas por município, para retomar as discussões das propostas de melhorias sociais a serem encaminhadas às prefeituras dos municípios onde a Ação da Cidadania está representada.

Os comitês do município do Rio de Janeiro se reuniram no dia 1º de abril, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, onde cerca de 300 lideranças se dividiram em grupos e participaram de oficinas de mobilização popular. Entre outros temas, discutiram as estratégias para envolver outras entidades, meios de comunicação e a população do município na reivindicação dos direitos sociais da população mais pobre, em especial a inclusão no cadastro dos programas de transferência de renda.


Ainda na reunião foram apresentadas as reflexões sobre os novos rumos da Campanha do Natal Sem Fome, resultantes do Encontro Nacional da Ação da Cidadania realizado no Rio, em março deste ano.

Além dos comitês do Rio de Janeiro, reuniram-se nesse mês os representantes dos municípios de Araruama, Belford Roxo, Campos dos Goytacases, Itaboraí, Itaguaí, Japeri, Maricá, Mesquita, Miguel Pereira, Niterói, Queimados, São Gonçalo, Saquarema e Seropédica.

Espaço de Construção da Cultura participa da Semana Cultural de Santa Teresa - Nos dias 7 e 8 de abril, o Espaço de Construção da Cultura participou da III Semana Cultural em Santa, evento já tradicional do bairro de Santa Teresa e que reúne as mais diversas manifestações artísticas. Nesse período, o casarão onde funciona o projeto da Ação da Cidadania abriu as portas para mostrar a exposição de fotografias “Carnaval em Santa”, fruto da oficina Fotolando onde se desenvolve a técnica artesanal pin hole. 




A exposição também apresentou fotos tiradas por alunos do fotógrafo baiano Marcelo Reis, que coordena projeto similar. Esta parceria consolida a formação de uma rede entre Rio e Salvador, cuja ponte principal é a investigação de novos olhares do mundo e para o mundo.

A programação incluiu, ainda, rodas de jongo e apresentações dos alunos das oficinas de percussão e dança afro.


Evento “O Papel das Organizações Não Governamentais na Formação de Jovens e as Relações Comunitárias” - Na esteira das comemorações da Semana Santa, o Espaço de Construção da Cultura realizou um evento que teve como objetivo a difusão da solidariedade e o resgate das expressões afro brasileiras, promovendo um ritual dos mais antigos e primários entre todas as culturas: o ritual de comer coletivamente.

Entre outras atividades, os jovens alunos aprenderam a fazer e repartir o pão com a comunidade, por meio de uma ação que integrou o resgate de atividades artesanais com manifestações da cultura popular, propiciando a multiplicação de saberes e fazeres que estão nas raízes do povo brasileiro.


Comitês de Nova Iguaçu se mobilizam para realizar o 1º Fórum de Cidadania - Dando seguimento às atividades do projeto Cidadania em Ação, os 170 comitês de Nova Iguaçu se dedicaram em abril à organização do 1º Fórum de Cidadania do município, a ser realizado em 04 de maio, no SESC. Para isso, foi criada uma comissão composta por lideranças com maior atuação no município, que se encarregou de listar as entidades, grupos sociais e meios de comunicação locais, para envio de carta-convite e material de divulgação do Fórum.

Como resultado, espera-se uma grande mobilização para que sejam identificadas, em uma comunidade previamente escolhida, as famílias que não estão recebendo os benefícios, apesar de serem público-alvo dos programas.

Diversas reuniões foram realizadas para organização do evento, que funcionará como catalisador das forças populares para que seja cobrada da prefeitura a realização de um cadastro único que inclua as famílias que, de fato, necessitem receber os benefícios dos programas de transferência de renda.


Novos comitês participam de sua primeira plenária - Os integrantes dos 130 novos comitês, formados este ano, receberam as boas vindas da coordenação e da equipe da Ação da Cidadania em uma plenária que aconteceu em 10 de abril, no Centro Cultural. No encontro, cerca de 400 lideranças se inteiraram das ações programadas para os próximos meses e se conscientizaram da importância da entidade na transformação social do país, nos seus 13 anos de existência.



Já nesse primeiro encontro, os novos comitês puderam sentir a sua responsabilidade, como integrantes da Ação da Cidadania, em cobrar do Estado eficiência e transparência na utilização dos recursos públicos, em especial aqueles destinados aos programas de transferência de renda. Ao final da plenária, as lideranças receberam um boletim informativo, com as atividades que estão sendo desenvolvidas e uma consulta sobre as expectativas em relação à participação na Ação da Cidadania.

Com a admissão do grupo, a Ação da Cidadania amplia sua rede no Estado do Rio de Janeiro, totalizando mais de 900 comitês distribuídos em 23 municípios. 


Plenária comemora 13 anos de existência da Ação da Cidadania – No último sábado de abril, durante a plenária dos comitês do Rio a Ação da Cidadania comemorou seus 13 anos de existência, completados no dia 21 deste mês. Participaram do encontro cerca de 1.500 lideranças, provenientes de diversos municípios do estado.

Após a projeção de um vídeo com a trajetória da entidade, foi anunciada a mudança no seu foco de atuação, já a partir deste ano, quando a campanha Natal sem Fome deixará de arrecadar e distribuir alimentos. O novo papel das lideranças será o controle social das políticas públicas e a luta por educação e cultura para a população mais pobre.



Para marcar o início da nova empreitada, os integrantes dos comitês foram convidados a participar da “Mística Social”, realizando a dinâmica “Sonhando acordado”, na qual celebraram e mentalizaram as lutas por Educação, simbolizada pelo livro “Geografia da Fome”, de Josué de Castro; Cultura, por um pandeiro, valorizando o samba e a capoeira; e Emprego, representada por uma carteira de trabalho.

Ao final da plenária, em um discurso emocionado, o coordenador geral Maurício Andrade instigou todos a pensarem sobre qual seria o seu “Natal Sem Fome dos Sonhos”, lembrando que a capacidade de sonhar é o que move a Ação da Cidadania até hoje.


Maio

Fórum de Cidadania mobiliza entidades e lideranças de Nova Iguaçu – No dia 04 de maio, a Ação da Cidadania realizou o I Fórum de Cidadania no município de Nova Iguaçu, entre as atividades do projeto Cidadania em Ação. 

O encontro aconteceu no teatro do Sesc, apoiador do evento, e contou com a participação dos coordenadores dos 170 comitês locais da Ação da Cidadania, além de representantes de diversas instituições, entre elas, Pastoral da Criança, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Sesc Rio, Conselho Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Federação das Associações de Moradores de Nova Iguaçu - MAB, Federação dos Evangélicos, Conselho Tutelar de Austin, Apae e Cáritas Diocesana. 




A partir do Fórum, essas lideranças irão compor um grupo de trabalho para elaboração de reivindicação à prefeitura de realização de um Cadastro Único, que reúna de fato todas as famílias na linha da miséria de Nova Iguaçu. Um mutirão irá levantar as famílias, em uma comunidade do município, que embora estejam no perfil dos programas não recebem os benefícios a que têm direito.

Ao longo do ano, serão realizados fóruns de debates em outros municípios do Rio de Janeiro e de diversos estados onde a Ação da Cidadania está representada, com esse mesmo objetivo.

Projeto Etnobatuk movimenta Espaço de Construção da Cultura - O Espaço de Construção da Cultura começa a desenvolver em maio o projeto Etnobatuk, um laboratório de investigação de linguagem que articula diferentes expressões artísticas, a partir de uma performance percussiva, trabalhando ritmos marcadamente étnicos de matriz africana com influências musicais brasileiras, tais como o samba, o reggae, o samba duro, entre outros. A base rítmica principal é pertencente ao grupo Bantu (grupo étnico africano), que inclui os ritmos congo, muzenza, cabula e monjolo, além de ritmos yorubanos. 


O projeto Etnobatuk integra a grade curricular do Ponto de Cultura, implantado no Espaço de Construção, que tem como foco principal as diversas manifestações da cultura afro-brasileira. A oficina de percussão é orientada pelo professor Bruno Onilú e acontece duas vezes por semana, sempre às 4as. e 6ª.s feiras.


Oficina de Agentes Locais de Cidadania - Em continuidade ao projeto Cidadania em Ação, teve início no dia 8 de maio a Oficina de Agentes Locais de Cidadania, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, no Rio de Janeiro. 

Seguindo a educação popular comunitária, inspirada por Paulo Freire e Moacir Gadotti, o encontro de abertura, que se chamou “O que é Cidadania e Democracia”, foi uma grande troca de saberes para a construção de uma sociedade mais justa, a partir da atuação dos próprios cidadãos no controle das políticas públicas sociais do município. 




Com base na discussão da situação atual de Nova Iguaçu e de que forma essa realidade pode ser transformada, com a participação do cidadão comum, cerca de 30 coordenadores de comitês locais irão começar uma nova jornada pelos direitos sociais das famílias em situação de miséria do município. Na prática, isso significa que o grupo irá promover, junto com representantes de entidades parceiras, o levantamento das famílias da região a serem incluídas nos programas de transferência de renda. 

Além das aulas teóricas, em que serão aprofundados os conhecimentos sobre os direitos e deveres e sobre os canais de participação popular, as lideranças terão a oportunidade de participar das oficinas de dança de salão, coral e percussão. As aulas serão ministradas, respectivamente, por Chris Brasil e Carol Vilanova (da Academia Carlinhos de Jesus), Agnes Moço e Augusto Bapt.

Grupo de trabalho do Fórum de Cidadania se reúne em Nova Iguaçu – Durante o mês de maio, o Grupo de Trabalho formado por comitês e entidades de Nova Iguaçu, a partir da realização do I Fórum de Cidadania, reuniu-se diversas vezes para organizar as atividades, cronogramas e levantamento das famílias, entre outras tarefas que vão gerar um diagnóstico social do município e conseqüente reivindicação de melhorias ao poder público.

Dentre as atividades programadas pelo grupo, está o levantamento das famílias na linha da miséria que se enquadram nos critérios dos programas de transferência de renda e, no entanto, não conseguem ser beneficiadas pelo Bolsa Família. Um verdadeiro mutirão será organizado pelos coordenadores dos comitês e representantes das entidades parceiras para identificar essas famílias e reivindicar sua inclusão no cadastro de beneficiários realizado pela prefeitura.





As entidades aderiram ao movimento assinando um Termo de Adesão, em que se comprometem a lutar pelo direito à renda mínima e uma qualidade de vida digna para a população mais pobre de Nova Iguaçu. São elas: Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Pastoral da Criança, Federação das Associações de Moradores (MAB), Federação Nacional dos Evangélicos, Comunidade Assistencial Chico Mendes, Creche Remidos de Sião, Casa do Menor São Miguel Arcanjo e SESC.


Ação da Cidadania e Rádio MPB FM: compromisso com a cultura, a ética e a responsabilidade social – O mês de maio marcou a celebração de um compromisso público entre as duas instituições, dando início a uma parceria que reúne música, cultura, ética e cidadania. Entre os resultados dessa união, está prevista a criação do primeiro selo musical de responsabilidade social.

O compromisso foi assinado em 10 de maio, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, pelo coordenador geral da entidade, Maurício Andrade, e a diretora da Rádio MPB FM, Ariane Carvalho. 





Para consolidar a parceria, foram criadas as primeiras ações, que variam de spots de divulgação de direitos do cidadão ao quadro “Essa é minha história”, onde participantes de projetos da Ação da Cidadania contam sua transformação social a partir do envolvimento com a entidade. Os depoimentos serão gravados por locutores e artistas e inseridos na programação. 

Ao longo do ano, outras idéias serão incorporadas ao projeto que se enquadra em uma das metas da Ação da Cidadania para 2006: matar a fome de cultura promovendo a inclusão social. 



Projeto Etnobatuk promove debate pela inclusão social - O Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania promoveu em 24 de maio um debate com o professor Renato Émerson dos Santos da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O encontro abordou a questão das organizações de pré-vestibulares comunitários, a política de cotas raciais nas universidades e as lutas históricas do movimento negro. 




A ação integra o projeto ETNOBATUK, um laboratório de investigação de linguagem que articula diferentes expressões artísticas a partir de uma performance percussiva. Em paralelo à oficina de percussão, são desenvolvidos ciclos de palestras que objetivam a informação e a discussão sobre as questões étnicas. A entrada é franca e aberta aos alunos e à comunidade de Santa Teresa.


Centro Cultural da Ação da Cidadania abre as portas para grande festa - No dia 30 de maio, o coordenador geral e um dos fundadores da Ação da Cidadania, Maurício Andrade, comemorou seu aniversário de 55 anos recebendo convidados em uma festa organizada por seus companheiros de equipe, no Centro Cultural da zona portuária do Rio. A homenagem também teve a intenção de apresentar o espaço a amigos e parceiros, entre eles, representantes da classe artística e empresários.

O evento foi uma espécie de prévia das diferentes manifestações culturais que o público vai encontrar quando o Centro estiver em pleno funcionamento. Logo na entrada, a história da família de Maurício era mostrada em uma exposição de fotografias e no livro “E assim eu vi”, escrito por sua irmã, Margarida Figueiredo. Alunos das oficinas do Espaço de Construção da Cultura apresentaram performances de circo, música, dança e teatro, além do grupo de percussão do projeto Etnobatuk. 






Ainda na programação, apresentaram-se o cantor e compositor Zé Miguel da Trindade - integrante da equipe cultural da Ação da Cidadania -, acompanhado do violonista Caio César; um coral dirigido pela cantora Agnes Moço; os grupos de choro "Cozinha Brasileira" e "O galo cantô". Domingos de Oliveira subiu ao palco com a atriz Denise Bandeira e o ator Miguel Oniga para prestar sua homenagem ao amigo e parceiro de longa data, cantando e declamando poemas. Paulinho Moska encerrou a parte musical do evento, interpretando alguns de seus maiores sucessos, como “O último dia” (Paulinho Moska / Billy Brandão).

Entre os convidados presentes estavam as irmãs do homenageado, Margarida e Marluce; seu cunhado Romeu Figueiredo; sua ex-companheira Maria José e seus filhos Carolina e Tiago; os amigos e parceiros Maria Arlete Gonçalves (Grupo Telemar), Glória Rubião (TIM Brasil), Anésia Maia (Comitê Embratel da Ação da Cidadania), Isabel Pereira, Gilberto Fugimoto, Bruno Villas Boas, Loana Maia e Dionino Colaneri (Sesc Rio), Ariane Carvalho, Renato Rangel e Carla Paes Leme (Rádio MPB FM), Juíza Cristina Gaulia (Tribunal de Justiça do RJ), Felicia Krumholz (Grupo Estação), Luís Erlanger (TV Globo), Virgínia Adams (Disco Voador), Lana Esch e Paula Dias (Approach), Adair Rocha (MinC), Heleny Castro (FUNARJ), Dieter Jaenicke e Maria Helena Alvarez (Forum Cultural Mundial), Francisco Harilton (Projetos Especiais da prefeitura do RJ), Durval de Barros (ANP), Malu Azevedo (Theatro Municipal), e mais o diretor teatral Demétrio Nicolau e os atores Chico Diaz, Clarisse Derziê Luz e Priscila Rozenbaum.

Ao final da festa, Maurício foi surpreendido com a exibição de um vídeo produzido por seus companheiros de trabalho, que registrou sua trajetória através de fotografias e depoimentos de amigos da época de adolescência, em Recife, e de outros mais recentes.


Junho

Ação da Cidadania anuncia mudança na linha de atuação - Em uma coletiva de imprensa realizada no Centro Cultural, em 06 de junho, no Rio de Janeiro, o coordenador geral da Ação da Cidadania, Maurício Andrade, esclareceu os motivos que levaram a entidade a mudar o foco de atuação do Natal Sem Fome. A partir deste ano, a campanha que há 13 anos arrecada alimentos não perecíveis, vai começar a coletar brinquedos e livros.

Assim, o foco de atuação da Ação da Cidadania na questão da fome passa a ser o de cobrar maior transparência na administração e distribuição dos benefícios dos programas de transferência de renda. O trabalho já foi iniciado através do projeto Cidadania em Ação, que está funcionando em um projeto-piloto em Nova Iguaçu e será estendido a mais municípios do Rio e de outros estados. A idéia é trabalhar com as lideranças locais para percorrer comunidades pobres para identificar as famílias que ainda não recebem benefício, orientando-as como proceder ao cadastramento, ao mesmo tempo em que exerce pressão sobre prefeituras e Ministério Público pela moralização dos programas de transferência de renda.

Dentre as novas ações propostas, estão a luta pela implantação, em todas as prefeituras, do Cadastro Único Nacional, para reunir em um só banco de dados todas as famílias que têm direito aos benefícios; encaminhamento ao Ministério Público de ação reivindicando a punição dos que usarem as verbas indevidamente por crime de estelionato e formação de quadrilha; e desenvolvimento de parcerias com outras entidades e instituições para a realização de um grande Mutirão pelo Brasil sem Fome.



Espaço de Construção da Cultura recebe o espetáculo Torturas de um Coração – O mês de junho trouxe ao Espaço de Construção da Cultura o espetáculo "Torturas de um Coração", de Ariano Suassuna, em uma premiada encenação do grupo teatral Sarça de Horeb.

A montagem já cumpriu temporadas em teatros do Rio e São Paulo, sendo aclamada pela crítica especializada e até pelo próprio autor, Ariano Suassuna, recebendo 24 prêmios em diversos festivais no país. Sua concepção e direção são de Almir Telles, também responsável pela coordenação artística do grupo, que existe desde 1989. No elenco, os atores Bernardo Cerveró, Clara de Andrade, Gustavo Guenzburger, Lucas Ponzi e Mihay Freire.



Após a apresentação, houve um debate para troca de experiências dos atores com os alunos do Espaço, cumprindo o objetivo de promover a integração do projeto ao ambiente cultural do Rio de Janeiro, possibilitando o acesso dos jovens às mais variadas manifestações culturais. Cerca de 100 pessoas, entre alunos, professores e comunidade de Santa Teresa, participaram do evento, que teve entrada franca. 

Grupo de Trabalho de Nova Iguaçu se reúne para planejar Dia da Participação Cidadã - Durante o mês de junho, o Grupo de Trabalho originado pelo Fórum de Cidadania de Nova Iguaçu realizou diversos encontros para preparar as ações do Dia da Participação Cidadã, marcado para julho, em uma comunidade do município. Nesse dia, será feito um levantamento das famílias pobres que não recebem benefícios do governo, embora atendam aos requisitos exigidos para inclusão nos programas de transferência de renda. As famílias também serão orientadas sobre o procedimento para inclusão no cadastro dos programas.

As reuniões aconteceram no Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu e tiveram em sua pauta esclarecimentos sobre os critérios dos programas de transferência de renda; realização de grupos de discussão para construir a metodologia do Dia da Participação Cidadã; e o conteúdo da cartilha a ser produzida pela Ação da Cidadania, que vai conter informações detalhadas sobre os programas Bolsa Família e Cheque Cidadão.

O Grupo de Trabalho está composto pelas instituições: Ação da Cidadania, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Pastoral da Criança, Federação das Associações de Moradores (MAB), Federação Nacional dos Evangélicos, Comunidade Assistencial Chico Mendes, Creche Remidos de Sião, Casa do Menor São Miguel Arcanjo e SESC.


Plenária debate sobre novos rumos da Ação da Cidadania - Os integrantes dos cerca de 900 comitês do Rio se reuniram em uma plenária no dia 24 de junho, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, para debater sobre as razões da mudança de foco da campanha de maior repercussão criada pelo movimento: o Natal sem Fome. 




Já que a arrecadação e distribuição de alimentos não vão mais acontecer este ano, também foram discutidas as formas de acabar com a fome e a miséria e de que maneira os comitês, com seu trabalho nas comunidades, poderão contribuir para isso de uma forma mais permanente. As lideranças foram divididas em grupos para receber da equipe da área social as informações sobre os novos rumos da Ação da Cidadania, em especial sobre as ações de controle das políticas públicas sociais. Para organizar as atividades dos próximos meses, foram anunciadas as datas das plenárias por municípios, a serem realizadas em julho.

Ao final do encontro, os integrantes dos comitês se inscreveram para a Oficina de Agentes Locais de Cidadania, promovida pelo projeto Cidadania em Ação. O curso capacita os líderes comunitários para assumirem seu papel de protagonista da transformação social, lutando para que os recursos dos programas sejam distribuídos com as famílias que realmente tenham direito ao benefício.


Julho

Ação da Cidadania promove simpósio no Maranhão – O Comitê Maranhão da Ação da Cidadania, coordenado por Lindalva Pereira, promoveu no dia 08 de julho, em São Luís, o simpósio “Controle social e combate à fome”, abrindo uma série de encontros regionais programados pelo Fórum Nacional da Ação da Cidadania, realizado em março no Rio de Janeiro.

Durante um dia inteiro, representantes de diversas entidades e estudantes do ensino médio assistiram as palestras e participaram de debates e grupos de trabalho sobre a exclusão social e o papel da sociedade civil diante da nova realidade brasileira.

O coordenador geral da Ação da Cidadania, Maurício Andrade, proferiu a palestra inaugural - As transformações na política de inclusão social – e apresentou um levantamento realizado pela área social da entidade, com os números dos benefícios distribuídos pelos programas de transferência de renda e das famílias na linha da miséria, nos diversos estados brasileiros. No caso do Maranhão, há 882.272 famílias beneficiárias e, no entanto, o IBGE registra a existência de 718.909 famílias pobres no estado.

Valeska Xavier, gerente social da Ação da Cidadania no Rio de Janeiro, discorreu sobre as ações e métodos do projeto Cidadania em Ação, coordenado por ela. As oficinas oferecidas pelo projeto capacitam as lideranças dos comitês para identificar em suas comunidades as famílias na linha da miséria que, apesar de terem direito a uma renda mínima, não recebem nenhum benefício do Estado.

Ainda no encontro, o representante do Consea Nacional, José Ribamar de Araújo Silva - que também integra o comitê local da Ação da Cidadania -, informou sobre os números do Bolsa Família, no que se refere a bloqueios e cancelamentos do benefício.

Espaço de Construção da Cultura encerra atividades do semestre - No mês de julho, o Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania encerrou suas atividades com uma festa no casarão de Santa Teresa. Brincadeiras, danças e barracas com comidas típicas do São João foram oferecidas a um público de cerca de 300 pessoas, entre professores, alunos, familiares e moradores do bairro, que também assistiram a apresentação das oficinas do projeto, entre elas a de percussão e de dança afro. 




Após o evento, o Espaço de Construção da Cultura, que também é um Ponto de Cultura do MinC, entrou em recesso por duas semanas para avaliar o resultado das oficinas e planejar as ações para os próximos seis meses. 

Projeto Terças Culturais abre programação do Centro Cultural - Seguindo o conceito de “aberto em obras”, o Centro Cultural da Ação da Cidadania iniciou em 11 de julho o projeto Terças Culturais, inaugurando uma série de encontros musicais para brindar o público carioca. 

A primeira edição do projeto trouxe ao palco a Orquestra Commander, uma das mais populares orquestras de baile do país. A programação do mês incluiu apresentações dos grupos de samba e choro Cozinha Brasileira (dia 18) e Panela Di Barro (dia 25). Além da boa música e espaço para dançar, as Terças Culturais também oferecem serviço de bar e estacionamento. 




A idéia é, desde já, formar platéia para as futuras manifestações culturais dos espaços definitivos a serem construídos: Espaço Renato Russo de Música e Cidadania, uma área para shows com capacidade para 3.000 pessoas em pé ou 1.500 sentadas; Espaço Domingos Oliveira de Teatro e Cidadania, que comporta um público de 350 pessoas; e mais duas salas de cinema, restaurante e livraria. Tudo isso aliado às oficinas de formação na área artística, destinadas a jovens em situação de risco, fará do Centro Cultural da Ação da Cidadania um centro de excelência em cultura e inclusão social.


Plenária reúne comitês da Baixada – Os representantes dos comitês dos municípios de Nova Iguaçu, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, Queimados Mesquita, Japeri, São Gonçalo, Itaboraí e Itaguaí se reuniram no Centro Cultural da Ação da Cidadania, no dia 15 de julho, para as plenárias por município promovidas pelo projeto Cidadania em Ação. Além das lideranças oriundas de municípios da Baixada, estiveram presentes os coordenadores dos comitês de Araruama, Campos, Maricá, Miguel Pereira, Niterói, Saquarema e Seropédica.




A equipe da área social da Ação da Cidadania, coordenada por Valeska Xavier, debateu com os coordenadores o conteúdo da cartilha “Os Programas de Transferência de Renda”, primeira publicação da Série Direitos da Cidadania, produzida pela Ação da Cidadania e que é utilizada nas oficinas de Agentes Locais de Cidadania. As lideranças receberam exemplares da cartilha e a incumbência de reproduzir as informações adquiridas nas comunidades onde atuam. Aqueles que ainda não tinham feito a oficina de Agentes Locais de Cidadania, ou uma das oficinas culturais – canto coral, percussão e dança de salão – puderam se inscrever para as novas turmas que serão iniciadas em agosto.

Os integrantes dos comitês de Nova Iguaçu receberam informações mais específicas sobre a realização do Dia da Participação Cidadã, marcado para 18 de julho, quando farão o levantamento das famílias na linha da miséria que deveriam receber o benefício do Bolsa Família e, no entanto, não estão incluídas no programa. A comunidade escolhida foi Jardim Paulina, um dos maiores bolsões de pobreza do município, localizado no bairro de Miguel Couto.


Dia da Participação Cidadã em Nova Iguaçu – A Ação da Cidadania realizou em 18 de julho, no bairro de Miguel Couto, em Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, um levantamento das famílias abaixo da linha da miséria que não estão recebendo recursos do Bolsa Família, embora correspondam aos critérios de inclusão.

Como atividade do Dia da Participação Cidadã de Nova Iguaçu, lideranças comunitárias e integrantes de entidades sociais locais percorreram a comunidade de Jardim Paulina para identificação das famílias. A iniciativa integra o projeto Cidadania em Ação, que criou em maio o Fórum de Cidadania de Nova Iguaçu, resultando em um Grupo de Trabalho do qual fazem parte, além da Ação da Cidadania, as seguintes entidades: Pastoral da Criança, Centro de Direitos Humanos da Diocese de Nova Iguaçu, Casa do Menor São Miguel Arcanjo, Federação das Associações de Bairros (MAB) e Lar Fabiano de Cristo. 



Das 235 famílias visitadas por 60 agentes sociais, cerca de 80 (34%) estavam enquadradas no perfil dos beneficiários dos programas de transferência de renda e, no entanto, não recebiam os recursos. A iniciativa deve se estender a mais bolsões de pobreza de Nova Iguaçu, de outros municípios do Rio e até mesmo de outros estados. Em uma segunda etapa, a Ação da Cidadania vai organizar um ato público para reivindicar às prefeituras dos municípios visitados a inclusão das famílias no cadastro dos programas de transferência de renda.

As lideranças da Ação da Cidadania foram capacitadas para realizar esse trabalho nas oficinas de Agentes Locais de Cidadania e plenárias mensais dos comitês, realizadas no Centro Cultural. Quatro módulos compõem o programa da oficina: “Direitos e Deveres do Cidadão”, “Ética no Movimento Social”, “Mobilização e Organização Popular” e “Cidadania na prática”, que inclui a organização de fóruns municipais, o levantamento das famílias e a reivindicação de melhorias sociais junto às prefeituras.

Curitiba é sede do Fórum Regional Sul e Sudeste – Os comitês da Ação da Cidadania do Paraná e de São Paulo, coordenados por Eloísa Camargo e Nadja Faraone, respectivamente, realizaram nos dias 23 e 24 de julho, em Curitiba, o 1º Fórum Regional da Ação da Cidadania - Região Sul e Sudeste.

O evento aconteceu no Teatro da Reitoria da Universidade Federal do Paraná – UFPR e reuniu cerca de 300 pessoas, oriundas das delegações de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná, Ponta Grossa e Rio de Janeiro, além de representantes de entidades da sociedade civil, órgãos públicos e artistas locais, para discutir e refletir sobre a participação efetiva da sociedade civil no acompanhamento das políticas públicas e na luta contra a corrupção. As discussões giraram em torno da análise da situação da fome e da miséria no país visando a construção de propostas de controle social para a superação dessa realidade.

O estado do Rio esteve representado na mesa por Valeska Xavier, gerente social e coordenadora do projeto Cidadania em Ação, que apresentou dados sobre a cobertura dos programas de transferência de renda no país, foco do trabalho desenvolvido sob sua coordenação, envolvendo cerca de 800 lideranças dos comitês de vinte e quatro municípios fluminenses. Entre as atividades do projeto, está a identificação das famílias na linha da miséria que não estão incluídas nos programas sociais do governo.

Ainda no encontro, foi lançada uma nova edição da Cartilha do Voto Ético, principal instrumento da Campanha Nacional do Voto Ético, desenvolvida há dez anos pela Ação da Cidadania em todos os períodos eleitorais.

Espaço de Construção da Cultura de portas abertas - Inaugurando as atividades do semestre, o Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania participou mais uma vez da programação da 16ª edição do Arte de Portas Abertas, tradicional evento cultural de Santa Teresa. Durante um fim de semana, o casarão que sedia o projeto esteve aberto ao público, brindando os visitantes com a exposição do projeto Fotolatando, performance teatral e apresentação do grupo de percussão do projeto Etnobatuk, que baseia seu trabalho nos ritmos de origem africana.



A programação incluiu também a apresentação do grupo teatral Cala Boca Já Morreu, que fez uma intervenção com textos de Eduardo Galeano, e um workshop de ritmos afro-cubanos. Para os visitantes, uma agradável surpresa: a aquisição de uma fotografia feita com a técnica artesanal pin hole, desenvolvida pela oficina do projeto Fotolatando.

Cidadania em Ação reúne comitês do Rio de Janeiro - A Ação da Cidadania reuniu no dia 29 de julho no Centro Cultural, na zona Portuária do Rio, os integrantes dos cerca de 300 comitês do município, para uma plenária onde foram organizadas as ações locais do projeto Cidadania em Ação.

Entre as atividades planejadas, estava a participação na oficina de Agentes Locais de Cidadania, que capacita as lideranças para identificar em suas comunidades as famílias na linha da miséria que não recebem benefícios do Estado, embora tenham direito a uma renda mínima. 




Para melhor desenvolvimento desse trabalho, os integrantes dos comitês receberam a cartilha “Os Programas de Transferência de Renda”, que traz informações sobre os critérios de inclusão nos programas Bolsa Família e Cheque Cidadão. Os coordenadores dos comitês funcionarão como multiplicadores dessas informações em suas comunidades, disseminando as formas de participação popular no controle das políticas públicas sociais.

Nesse mesmo dia, mais de 100 lideranças preencheram os formulários de inscrição para as novas turmas das oficinas de dança de salão, coral e percussão, a serem iniciadas em agosto. 


Agosto


Terças Culturais movimentam área portuária do Rio - As Terças Culturais trouxeram ao palco do Centro Cultural no mês de agosto o Grupo de Samba e Choro da A.M.C. (dia 01), formado por instrumentistas da Escola de Música da Associação do Movimento de Compositores da Baixada Fluminense; a Orquestra Commander (dia 08); o grupo Cozinha Brasileira (dia 15); e o grupo Panela Di Barro (dia 22).



O sucesso da iniciativa se revelou nesse segundo mês de realização, atraindo para o happy hour das terças feiras funcionários de empresas do entorno - Embratel, Instituto Nacional de Tecnologia (INT), Xerox, Hospital dos Servidores –, fazendo do local um ponto de encontro para dançar e ouvir música brasileira de qualidade, em plena área de revitalização do Porto do Rio.

Novas turmas das oficinas de cidadania e cultura – Logo no início de agosto, foram iniciadas no Centro Cultural da Ação da Cidadania duas novas turmas das oficinas promovidas pelo projeto Cidadania em Ação, destinadas aos integrantes dos comitês do estado do Rio. Essa foi a quarta fase do curso, iniciado em maio deste ano.

Cerca de 250 lideranças se inscreveram para as aulas de capacitação de Agentes Locais de Cidadania, ministradas pelos educadores da equipe social, seguindo o programa das primeiras turmas, que incluiu quatro módulos: Direitos e Deveres do Cidadão, Ética no Movimento Social, Mobilização e Organização Popular, e Cidadania na Prática. 




Nos três primeiros módulos, é incentivada a reflexão sobre o papel do líder comunitário como agente de transformação social. Na última etapa do curso, se trabalha a organização de ações de mobilização popular para reivindicação de melhorias sociais às prefeituras, nos municípios onde há comitês da Ação da Cidadania. Prioritariamente, está a inclusão das famílias na linha da miséria nos benefícios dos programas de transferência de renda.

As aulas de dança de salão, canto coral e percussão, a cargo dos professores Chris Brasil (da Academia Carlinhos de Jesus), Agnes Moço e Augusto Bapt, respectivamente, também iniciaram novas turmas no mês de agosto.

Comitês do Rio celebram conclusão da 1ª Oficina de Agentes Locais de Cidadania – As seis turmas que completaram as 36 horas de aula da oficina de Agentes Locais de Cidadania, realizada de maio a junho deste ano, receberam o certificado de conclusão no dia 04de agosto, em uma festa organizada pela equipe social da Ação da Cidadania.

As festividades aconteceram no Centro Cultural da Zona Portuária do Rio e envolveram cerca de 150 integrantes dos comitês locais, que vieram celebrar a formatura e participar de uma programação artístico-cultural. Entre as atrações, estava o documentário longa-metragem “Sonho de Rose, 10 anos depois” e os rappers Ghana e Gas-PA (integrante do coletivo de hip-hop LUTARMADA), que mobilizaram a platéia com seu discurso e sua música contundentes. 




Encerrando as apresentações, o grupo de percussão do Espaço de Construção da Cultura fez muita gente levantar da cadeira e dançar ao som dos tambores dos alunos da oficina do projeto Etnobatuk. Formado por jovens de comunidades de Santa Teresa, o grupo trabalha os ritmos afro brasileiros.

A festa marcou o término de um ciclo de aprendizagem e o início de um novo ciclo de lutas pelo direito à renda mínima e pela educação e cultura para gerar emprego e renda, foco do trabalho do projeto Cidadania em Ação.

Etnobatuk no Circo Voador - O Ponto de Cultura do Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania participou da festa de lançamento do Ponto de Cultura do Circo Voador, no dia 17 de agosto, com uma performance percussiva desenvolvida pelos alunos do projeto Etnobatuk, em sua maioria, jovens oriundos das comunidades de Santa Teresa. A participação no evento serviu para consolidar a aproximação dos Pontos das regiões da Lapa e Santa Teresa, reafirmando a importância da realização de um trabalho em rede. 




Coordenada por Bruno Onilú, a oficina do projeto Etnobatuk trabalha os ritmos de origem africana, dando origem ao grupo de percussão que vem se apresentando em diversos eventos organizados pela Ação da Cidadania, e agora em eventos externos, atraindo o público com o som contagiante dos tambores e a sensualidade do ritmo.

Cidadania em Ação organiza Grupos de Trabalho na Baixada – Em agosto, dando continuidade ao projeto Cidadania em Ação, comitês de diversos municípios da Baixada Fluminense começaram a se preparar para a realização do Fórum local e a montagem do Grupo de Trabalho que irá construir as propostas de melhorias sociais a serem apresentadas às prefeituras, prioritariamente, a reivindicação da inclusão das famílias pobres nos programas de transferência de renda.




Diversas reuniões foram realizadas no Centro Cultural, desde o início do mês, com os coordenadores que compõem a Comissão de Organização dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias e Queimados, para identificação das entidades e conselhos sociais locais e para sistematização de informações sobre o processo de cadastramento do Programa Bolsa Família.

Em Belford Roxo, algumas entidades sociais já foram visitadas pela equipe social e representantes de comitês da Ação da Cidadania, em busca de parcerias para a realização das atividades no município, a exemplo do Dia da Participação Cidadã, em Nova Iguaçu. Entre elas, estão a APAE, Conselho da Criança e do Adolescente, Lar Escola São Judas Tadeu, Lar Fabiano de Cristo, Núcleo de Creches Comunitárias e Pré-Escolar (NUCREP), Centro de Ação Comunitária Madre Tereza de Calcutá e OAB.


Grupo de Trabalho se reúne em Belford Roxo – Cerca de 60 lideranças comunitárias, entre representantes de comitês locais da Ação da Cidadania, da APAE Belford Roxo, Pastoral da Criança, Núcleo de Creches e Pré-Escolas Comunitárias da Baixada Fluminense e Federação de Mulheres, participaram no dia 15 de agosto da 1ª Reunião do Grupo de Trabalho de Belford Roxo, que aconteceu na Escola Municipal Kennedy.

No encontro, a gerente social da Ação da Cidadania e coordenadora do projeto Cidadania em Ação, Valeska Xavier, apresentou os dados de cobertura dos programas de transferência de renda do município divulgados pelo Ministério de Desenvolvimento Social. Segundo o levantamento, já são distribuídos em Belford Roxo 28.483 benefícios do Bolsa Família e programas remanescentes, sendo que no município existem 22.994 famílias abaixo da linha da miséria, o que mostra que há recursos para todas as famílias e ainda sobra.

O objetivo principal da reunião foi mobilizar as diversas entidades a participar da luta, junto com a Ação da Cidadania, pela inclusão social das famílias pobres que não conseguiram até agora ser atendidas pela Bolsa Família.

Projeto Fotolando participa do 3º Encontro de Inclusão Visual - O Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania participou no dia 26, do 3º Encontro de Inclusão Visual do Rio de Janeiro, com uma exposição de fotografias do projeto Fotolando, que utiliza a técnica artesanal pin hole.

O projeto Fotolando é desenvolvido desde outubro de 2005, no Espaço de Construção da Cultura, pelo fotógrafo Rodrigo Mexas, com o objetivo de trabalhar a construção de um olhar crítico da criança e do jovem sobre a comunidade em que vive. Com ele, a Ação da Cidadania apresentou à comunidade de Santa Teresa um novo campo de instrução para os jovens de baixa renda. O material produzido pelos alunos da oficina já rendeu quatro exposições no próprio Espaço de Construção da Cultura, uma delas no evento Artes de Portas Abertas.





O 3º Encontro de Inclusão Visual do Rio de Janeiro funcionou como um espaço de troca de experiências entre aqueles que utilizam a fotografia como um instrumento de inclusão social e de interação entre moradores de comunidades de baixa renda, reunindo alguns dos mais atuantes projetos da cidade e de outros estados.

Ação da Cidadania lança propostas aos candidatos ao governo federal e estadual – Em 26 de agosto, durante a plenária mensal dos comitês do Rio, a Ação da Cidadania apresentou uma síntese do documento a ser encaminhado aos candidatos à presidência da República e ao governo do estado, contendo reivindicações do movimento.

As propostas formuladas pela Ação da Cidadania se baseiam em pontos fundamentais para a inclusão social de milhões de famílias brasileiras, como o alcance da meta número um do milênio (Cúpula do Milênio da ONU, 2000): a erradicação da extrema pobreza e da fome. Educação, saúde, segurança pública e geração de trabalho são os outros focos das medidas propostas, além de mais transparência e seriedade na aplicação dos recursos públicos nos programas de transferência de renda, incluindo a revisão permanente do Cadastro Único social.


A iniciativa marcou o lançamento da Campanha Nacional do Voto Ético, promovida há dez anos pela Ação da Cidadania, e reuniu cerca de 600 lideranças comunitárias que compõem a rede de comitês locais. Durante a plenária, foram distribuídos exemplares da Cartilha Voto Ético, principal instrumento da campanha, no intuito de fomentar o debate sobre a importância do voto ético nas comunidades. 





A publicação traz informações sobre os cargos a serem ocupados, assim como as formas de avaliação dos candidatos e acompanhamento dos mandatos. Nesta edição da campanha foram produzidas 10 mil cartilhas.

Grupo de Trabalho se reúne em Belford Roxo – Mais uma reunião do Grupo de Trabalho Cidadão, formado por lideranças da Ação da Cidadania e de outras entidades locais, aconteceu no final de agosto, na Escola Municipal Kennedy, em Belford Roxo (Baixada Fluminense). 

O encontro teve o objetivo de organizar o Dia da Participação Cidadã, quando será feita, em uma comunidade previamente escolhida, a identificação das famílias em situação de miséria que não recebem benefícios dos programas de transferência de renda do governo federal, embora se enquadrem nos critérios de inclusão.

Na ocasião, foram discutidos os critérios para escolha da comunidade onde será realizado o Dia da Participação Cidadã no município. Entre os locais sugeridos, foram selecionados aqueles que apresentavam as condições favoráveis para o desenvolvimento do trabalho dos agentes sociais. 


Setembro


Cidadania em Ação oferece oficinas no fim de semana – No primeiro sábado de setembro, dia 2, o projeto Cidadania em Ação ofereceu mais uma turma da oficina Agentes Locais de Cidadania, para atender àqueles coordenadores de comitês que não puderam comparecer às sete turmas já realizadas durante a semana, em função de seus horários de trabalho. As aulas do fim de semana aconteceram no Centro Cultural da Ação da Cidadania, de 9 às 18 horas.



Cerca de 300 coordenadores de comitês do Rio e de municípios da Baixada discutiram os temas “Direitos e Deveres do Cidadão”, “Ética no Movimento Social”, “Mobilização e Organização Popular” e “Cidadania na Prática”, e se dividiram, à tarde, em grupos de trabalho para apresentar suas conclusões. O objetivo da atividade foi capacitar essas lideranças para o acompanhamento das políticas públicas de transferência de renda, a partir da identificação em suas comunidades das famílias que não recebem recursos dos programas, embora correspondam aos critérios de inclusão estabelecidos pelo governo federal. 

Planejamento do Natal sem Fome dos Sonhos – Durante o mês de setembro, a Ação da Cidadania realizou no Rio de Janeiro diversas reuniões com representantes de empresas e instituições, novas e antigas parceiras da campanha Natal sem Fome, para anunciar a mudança de paradigma e planejar a edição deste ano, que marca o início de um novo ciclo no combate à fome e à miséria. 

Pela primeira vez, desde a sua criação em 1993, o Natal sem Fome não vai recolher alimentos, sendo rebatizada de Natal sem Fome dos Sonhos. Os postos de coleta passam a receber livros infanto-juvenis e brinquedos, chamando a atenção da sociedade para a insuficiência de políticas públicas voltadas para uma educação de qualidade. 



A expectativa da Ação da Cidadania era de que as parcerias fossem mantidas, o que aconteceu nessas primeiras reuniões. Como resultado dos encontros, diversas instituições anunciaram sua adesão, antes mesmo do lançamento da campanha, marcado para 3 de novembro, na Candelária.

São elas: Accenture, Amil, Ampla, Associação Brasileira de Odontologia-RJ (ABO), Associação dos Professores de Nível Superior CDRJ, Botafogo Praia Shopping, Brasas, Bureau Véritas, Caçula, Centro de Estética Visual, Centro Empresarial Mourisco, Colégio Sion, Comitê dos Empregados da Embratel, Companhia Docas, Condomínio do Centro Empresarial Mourisco, Contax, Correios, EGEC-Adminsitração de Shopping, El Paso, Esso Brasileira de Petróleo, Farnel Alimentos, Firjan, Grupo Estação, Icro Tecnologia, Metrô Rio, Miguxa Mania, Microcamp Escola de Informática, Odontoklein, Orange (ex-Equant), Previ - Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, Primeira Linha Comunicação, Rica Transportadora, Universidade Gama Filho, Rio Voluntário, Sebrae RJ, Seconci Rio, SHV Gás Brasil Ltda, Serasa S/A, SESC Rio, Shell Brasil Ltda.,Sindicato dos Portuários RJ, Six Amies Coiffeur, Socicam (Rodoviária Novo Rio e Roberto Silveira), Suporte Informática, Telelistas, Titânia Bijouterias, TV Globo, Unimed Rio, Viva Rio e Xerox.

Campanha Voto Ético promove palestras no Espaço de Construção – Dentro da programação da Campanha Nacional do Voto Ético, os parlamentares Chico Alencar (PSOL) e Alessandro Molon (PT) estiveram no Espaço de Construção da Cultura, a convite da gerente do projeto, Viviane Narvaez, para falar sobre a importância do voto consciente, ética na política e o acompanhamento da atuação dos políticos como prerrogativa de qualquer cidadão.


As palestras serviram para trabalhar a conscientização dos jovens alunos das oficinas do Espaço de Construção da Cultura, em sua maioria oriundos de comunidades de Santa Teresa, quanto à responsabilidade da escolha daqueles que vão governar o estado e o país pelos próximos quatro anos. Um dos temas apresentados foi também o efetivo papel do parlamentar na aplicação dos recursos públicos e no combate ao clientelismo político e à corrupção, tão pouco exercido atualmente. 

Candidatos recebem propostas da Ação da Cidadania - Em 14 de setembro, a Ação da Cidadania encaminhou aos candidatos ao governo do Estado do Rio e à presidência da República o documento com propostas de melhorias sociais, buscando um comprometimento com a criação de políticas públicas que concretizem as reivindicações da entidade.

Todos os candidatos foram convidados a vir ao Centro Cultural da Ação da Cidadania, durante a realização do Fórum Nacional da Ação da Cidadania - O Brasil que queremos depende de nós, nos dias 21 e 22 de setembro, para declarar sua adesão ao documento apresentado.

A iniciativa integra a Campanha Nacional do Voto Ético, realizada há 10 anos com o intuito de incentivar o voto consciente da população para eleger seus representantes.

Fórum Nacional da Ação da Cidadania “O Brasil que queremos depende de nós” - Parte integrante da Campanha Nacional do Voto Ético, o Fórum Nacional - “O Brasil que queremos depende de nós” foi realizado no Rio de Janeiro, no Centro Cultural da Ação da Cidadania, nos dias 21 e 22 de setembro.

O evento reuniu cerca de 500 pessoas, entre integrantes de comitês locais e de 16 estados, professores, pesquisadores e representantes de entidades e movimentos sociais e empresas parceiras da Ação da Cidadania. Entre elas, o Sesc Rio e Linha Amarela, apoiadores do fórum; Socicam, empresa que administra as Rodoviárias Novo Rio e Roberto Silveira (Niterói); e a Claro. 

O objetivo do encontro foi discutir alternativas para construção de um novo modelo econômico-social para o país, a partir dos temas tratados pelos palestrantes. A programação do primeiro dia incluiu a palestra “A Miséria e os Programas de Transferência de Renda”, proferida pelo coordenador geral da Ação da Cidadania, Maurício Andrade, seguida do painel “Educação e Cultura – Como garantir a Educação de Qualidade”, que teve a mediação do professor Raymundo Romêo (vice-presidente da Universidade das Nações Unidas) e como expositores o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias, e o diretor da Central Globo de Comunicação (CGCOM), Luis Erlanger. 



Já no segundo dia, o tema do debate foi “O Valor do Trabalho”, tratado por Horácio de Carvalho, consultor da Via Campesina, e João Pedro Stedile, coordenador nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), tendo como mediador Maurício Andrade.

Durante o período de realização do Fórum, candidatos ao governo do Rio e ao governo federal vieram declarar seu compromisso com as propostas formuladas pela Ação da Cidadania, para criação de políticas públicas nas áreas de educação, segurança pública e geração de trabalho. Dentre as sugestões estava a implementação do projeto “Mutirões da Esperança” – que cria cinco milhões de vagas de trabalho em periferias dos grandes centros urbanos – e a permanente atualização do Cadastro Único, como medida para aumentar a transparência e o controle dos benefícios pagos em programas de transferência de renda.

Carlos Lupi (PDT), Denise Frossard (PPS), Marcelo Crivella (PRB), Milton Temer (PSOL), Vladimir Palmeira (PT) e Cristovam Buarque (PDT) compareceram ao Centro Cultural e tiveram a oportunidade de falar para as lideranças da Ação da Cidadania sobre seus programas de governo. O candidato Sérgio Cabral (PMDB) não esteve presente, mas afirmou seu compromisso em e-mail enviado à coordenação da Ação da Cidadania.

Ao final do evento, os comitês estaduais se reuniram para planejar a realização da campanha Natal sem Fome dos Sonhos deste ano, que consolida a mudança de paradigma com a coleta de brinquedos e livros infanto-juvenis, ao invés de alimentos. Uma exposição de projetos desenvolvidos pelos comitês do Rio na área de educação, cultura e geração de renda, e mais um vídeo com relatos de lideranças sobre experiências exitosas de mobilização popular, serviram de amostragem da atuação da Ação da Cidadania no estado.



Além das palestras, o fórum ofereceu uma programação artística que contou com a participação do grupo de percussão e canto coral, formados pelas lideranças de comitês locais, alunos das oficinas promovidas pelo projeto Cidadania em Ação. Houve também a apresentação do grupo Etnobatuk, composto pelos alunos de percussão do Espaço de Construção da Cultura, crianças e jovens de comunidades de Santa Teresa. Encerrando a programação, a Orquestra Commander, uma das mais importantes orquestras de bailes do Brasil, animou a noite do último dia com a dança de salão.

Outubro

Comitês da Baixada planejam Dia da Participação Cidadã – No início de outubro, a equipe social da Ação da Cidadania se reuniu com a Comissão de Organização para o Grupo de Trabalho Cidadão e o Dia da Participação Cidadã dos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias e Queimados, todos localizados na Baixada Fluminense. O grupo é fortmado pelas lideranças da Ação da Cidadania e de outras entidades sociais com atuação nesses municípios.

O objetivo da reunião foi o planejamento das atividades do Dia da Participação Cidadã agendadas para o mês de outubro: Belford Roxo, dia 17; Queimados, dia 19; e Duque de Caxias, dia 24. A exemplo do que foi feito em Nova Iguaçu, em julho, os coordenadores dos comitês locais e representantes de entidades sociais irão identificar as famílias pobres que não estão incluídas nos cadastros dos programas de transferência de renda, embora tenham direito, bem como informá-las sobre os critérios para recebimento dos benefícios - quem pode receber, quanto podem receber e como fazer para receber.


Além disso, o encontro serviu para fazer a pré-seleção das comunidades onde será realizado o Dia da Participação Cidadã e para identificar as entidades sociais com atuação no município que estejam dispostas a integrar o Grupo de Trabalho Cidadão, formando assim uma ampla rede de acompanhamento dos programas de transferência de renda na Baixada Fluminense.


Planejamento do Natal sem Fome dos Sonhos – Novos encontros foram realizados no mês de outubro para consolidar as parcerias e, em conjunto, traçar estratégias para a campanha. Diferentemente das edições anteriores, iniciadas no domingo mais próximo ao Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro), este ano a data escolhida para o lançamento da campanha foi 3 de novembro, quando o sociólogo Herbert de Souza (Betinho) completaria 71 anos de idade.

Entre os resultados das reuniões, ficou acertada a instalação dos primeiros postos de coleta da campanha, dentre eles as agências dos Correios, cinemas do Grupo Estação, Universidade Gama Filho, Contax, Chevron Texaco, Bureau Veritas, Papelaria Caçula, Brasas, Rodoviária Novo Rio, Microcamp Escola de Informática, Botafogo Praia Shopping, Colégio Sion, Centro Empresarial Mourisco, Associação Brasileira de Odontologia-RJ, Linha Amarela e Seconci Rio. 

O protótipo do veículo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), para funcionar como Espaço de Leitura, foi apresentado aos parceiros em primeira mão pelo coordenador nacional da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, Maurício Andrade.


Ziraldo cria logomarca do Natal sem Fome dos Sonhos – No dia 6 de outubro, o cartunista e escritor Ziraldo - criador do personagem “menino maluquinho” e tantos outros – visitou o Centro Cultural da Ação da Cidadania, a convite do coordenador geral, Maurício Andrade. Antigo parceiro da Ação da Cidadania, aceitou mais uma vez participar como colaborador das iniciativas da entidade.



Durante o encontro, Ziraldo criou a logomarca do novo formato da campanha, baseado nas informações sobre a mudança de foco: da fome para a luta por educação de qualidade, o incentivo à leitura e o resgate do direito de sonhar, para todas as crianças do Brasil. A marca será estampada em todo o material promocional da campanha, cartazes, camisetas, filipetas, anúncios em jornal e tv, etc. 


Plenária dos comitês - A plenária realizada em 7 de outubro reuniu os representantes dos comitês do Rio para planejar as atividades do último trimestre do ano. Entre elas, o levantamento das famílias que não recebem benefícios do Bolsa Família na Baixada Fluminense, marcado para os dias 17, 19 e 24 deste mês, em Belford Roxo, Queimados e Duque de Caxias, respectivamente. Na oportunidade, foram escolhidas as comunidades a serem percorridas pelas lideranças para identificação das famílias.

Na pauta do encontro, esteve também o segundo turno das eleições para o governo federal e estadual, a ser realizado em 29 de outubro, com um alerta para a importância da escolha consciente daqueles que vão decidir os destinos do país e do nosso estado nos próximos quatro anos, tema da Campanha Nacional pelo Voto Ético.




O terceiro tema da plenária foi a organização da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, que envolve as lideranças em todas as suas etapas, desde o lançamento até a entrega dos brinquedos às crianças, nas comunidades.

Dia da Participação Cidadã na Baixada Fluminense – Durante o mês de outubro, as lideranças capacitadas nas oficinas de Agentes Locais de Cidadania, promovidas pelo projeto Cidadania em Ação, tiveram como principal tarefa a identificação das famílias que, apesar de terem direito, não são contempladas com os benefícios do programa Bolsa Família. Desta vez, a pesquisa foi feita nos municípios de Belford Roxo (dia 17), Queimados (dia 19) e Duque de Caxias (dia 24), todos na Baixada Fluminense.

Nesses dias, um mutirão formado pelos integrantes dos comitês e da equipe social da Ação da Cidadania percorreu as comunidades de Vilarinho (Belford Roxo), Valdariosa (Queimados) e Vila Beira Mar (Caxias), para entrevistar e orientar as famílias sobre os critérios e formas de inclusão nos cadastros dos programas de transferência de renda. A atividade foi feita de porta em porta, com a aplicação de um questionário elaborado pela equipe do projeto Cidadania em Ação.


Como resultado dessa pesquisa, entre as 253 famílias visitadas em Vilarinho foram identificadas 95 famílias (37,5%) dentro do perfil do Bolsa Família sem receber o benefício. Em Valdariosa, o número de famílias na mesma situação é de 103 famílias (44,8%), entre as 230 visitadas. Já em Vila Beira Mar, nas 216 visitas realizadas foram encontradas 107 famílias (49,5%) que deveriam receber os recursos do Bolsa Família.

Juntando-se aos números registrados no DPC realizado em julho na comunidade de Jardim Paulina, em Nova Iguaçu, entre as 999 famílias visitadas, a Ação da Cidadania identificou um total de 410 famílias (41,04%) a serem beneficiadas com o Bolsa Família, em quatro localidades da Baixada Fluminense.

Ação da Cidadania patrocina bailarina da Maré no Bolshoi - A Ação da Cidadania, através da parceria mantida há três anos com a Infoglobo, assumiu o compromisso de patrocinar a bailarina carioca Jordana Moreira, de 17 anos, em sua permanência na Escola do Teatro Bolshoi, em Joinville (SC), a partir de fevereiro de 2007. A decisão foi comunicada à coordenadora cultural e educacional da Vila Olímpica da Maré, Sandra Garcia, pelo coordenador geral da Ação da Cidadania, Maurício Andrade, em um encontro que aconteceu no Centro Cultural, em 26 de outubro.



Jordana, moradora de Nova Holanda, uma das 17 comunidades do Complexo da Maré, é aluna de ballet clássico e dança contemporânea na Vila Olímpica da Maré e integra a Cia Maré em Dança. Selecionada entre 57 mil bailarinos da América do Sul para estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, não tinha recursos para se manter fora do Rio. O patrocínio da Ação da Cidadania vai manter por um ano a moradia, alimentação, uniformes e a mensalidade do curso.

Lideranças se reunem em plenária no Rio - No dia 28 de outubro, os comitês do Rio se reuniram no Centro Cultural da Ação da Cidadania para, entre outras ações, planejar a atividade de identificação das famílias que não recebem benefícios em suas comunidades, a exemplo do que foi feito em municípios da Baixada, no Dia da Participação Cidadã.

Os questionários serão aplicados nas comunidades pelos coordenadores dos comitês que participaram das oficinas de Agentes Locais de Cidadania, oferecidas pelo projeto Cidadania em Ação. Cerca de 600 lideranças foram capacitadas este ano para fazer a identificação das famílias que não são beneficiadas com os recursos dos programas de transferência de renda, embora correspondam aos critérios de inclusão.



Outro ponto importante do encontro foi o lançamento da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, em 3 de novembro, na Praça da Candelária, no Centro do Rio. Como esta é a primeira edição no novo formato, a participação das lideranças é fundamental para a extensão da campanha por todo o ano, com a implantação dos Espaços de Leitura nas comunidades, que ficarão sob a responsabilidade dos comitês.


Novembro

Lançamento do Natal sem Fome dos Sonhos – O mês de novembro começou com o lançamento da campanha Natal sem Fome dos Sonhos, realizado no dia 3, em todo o país. Nesta data, em que o idealizador da campanha, o Betinho, completaria 71 anos, no Rio de Janeiro e na maioria dos estados foram realizados eventos em praça pública, marcando o início das doações de livros infanto-juvenis e brinquedos.

Esta edição marcou a mudança de paradigma da campanha, que sai do emergencial, deixando de recolher e distribuir alimentos, e vai para o estrutural, passando a lutar pelo fim do analfabetismo e por uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros, em especial os excluídos. É a luta pelo resgate do direito de sonhar com um futuro melhor através do acesso à educação e à cultura, efetivos instrumentos de inclusão social. 


Para registrar o novo foco da campanha, o lançamento no Rio de Janeiro aconteceu na praça em frente à Igreja da Candelária, no centro da cidade, no mesmo local onde oito menores foram executados por policiais militares, em 1993, enquanto dormiam. A cruz, construída em homenagem a esses jovens que perderam o direito de sonhar, serviu de referência para o recebimento das primeiras doações.

A programação do evento incluiu a apresentação do poeta Mano Melo, da contadora de histórias Rute Casoy e dos grupos de capoeira, jongo e percussão do Espaço de Construção da Cultura da Ação da Cidadania, formado por alunos do projeto, em sua maioria jovens de comunidades de Santa Teresa. O escritor e cartunista Ziraldo, criador da nova logomarca da campanha, também esteve presente.

Um culto ecumênico reuniu representantes das Igrejas Católica, Luterana e da Umbanda, retratando o sincretismo do povo brasileiro. Encerrando a comemoração, o Hino Nacional foi entoado na praça pelos integrantes dos comitês locais, com a emoção de quem está fazendo a sua parte para construir um país menos desigual.

Bolsa Família cadastra famílias indicadas pela Ação da Cidadania – Cerca de 150 famílias pobres da comunidade Jardim Paulina, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram cadastradas no Programa Bolsa Família pela prefeitura local, nos dias 8 e 9 de novembro, a partir do levantamento feito pelas lideranças da Ação da Cidadania em julho deste ano, durante o Dia da Participação Cidadã.



A inclusão das famílias realizada pela Secretaria de Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) de Nova Iguaçu baseou-se em informações levantadas pela Ação da Cidadania – renda mensal familiar, números de filhos, entre outras - , que indicavam sua adequação aos critérios do programa Bolsa Família. Este foi o primeiro resultado efetivo do projeto Cidadania em Ação, que promoveu ao longo do ano a capacitação das lideranças nas oficinas de Agentes Locais de Cidadania para exercerem o controle das políticas públicas de transferência de renda criadas pelo governo federal. 

O cadastramento aconteceu na igreja da Comunidade Católica Santa Terezinha de São Paulo, em Jardim Paulina, onde estiveram presentes o secretário de Promoção Social de Nova Iguaçu, Ricardo Cappelli, a gestora do Bolsa Família no município, Elaine Medeiros, e a gerente social da Ação da Cidadania, Valeska Xavier.


Natal sem Fome dos Sonhos nas Praças - No intuito de dar maior visibilidade à campanha, a Ação da Cidadania promoveu o evento Natal sem Fome dos Sonhos nas Praças nos fins de semana de novembro, criando postos de coleta itinerantes em áreas de grande circulação da cidade. Os locais escolhidos foram o Largo do Machado (dia 11); a Praça General Tibúrcio, na Praia Vermelha (dias 18 e 19); e o Largo dos Guimarães, em Santa Teresa (dia 25).



A idéia era mobilizar a população, o comércio, escolas e associações de moradores do entorno para ampliar as doações. Para coletar livros infanto-juvenis e brinquedos, e vender a camiseta da campanha com a logo criada por Ziraldo, foram montadas tendas no centro das praças. Durante todo o dia, os alunos do Espaço de Construção da Cultura se revezaram nas rodas de jongo e capoeira, atraindo o público para o local. 

Quem comprou a camiseta promocional na Praia Vermelha concorreu a ingressos para o Bondinho do Pão de Açucar, em um sorteio promovido pela Rádio Nativa FM, parceira da campanha e apoiadora do evento.



Circuito Estação na Campanha Natal sem Fome dos Sonhos - O Grupo Estação, habitual parceiro da Ação da Cidadania, lançou sua participação na campanha Natal sem Fome dos Sonhos com uma promoção para os amantes do cinema.

Quem doasse dez livros infanto-juvenis ou brinquedos novos em qualquer cinema do Grupo Estação, ganhava um vale-ingresso. Os brinquedos e livros arrecadados, reavivando o lúdico do Natal, serão doados às crianças dos bolsões de pobreza onde atuam os comitês da Ação da Cidadania, representando o resgate ao direito de sonhar com uma vida melhor. O lema da campanha: "Não guarde sonhos em casa, doe!"

Associação Brasileira de Letras na Campanha Natal sem Fome dos Sonhos - Acadêmicos da ABL autografaram livros de sua autoria durante ato de doação, à Ação da Cidadania, de 4.500 volumes acadêmicos, iniciativa com a qual a Academia aderiu ao Natal sem Fome dos Sonhos 2006. O ato aconteceu às 15:00h, no Petit Trianon. 



- A adesão dos acadêmicos à campanha é muito bonita e confere alta expressão à entrega que faremos - diz Marcos Vilaça, Presidente da ABL.

Os livros doados irão compor os "Espaços de Leitura" - espaços móveis, cuja organização é de responsabilidade de agentes sociais locais de bolsões de pobreza. Eles permitirão que o acesso à leitura chegue às áreas mais carentes. Estima-se, com a criação dos Espaços de Leitura, cerca de 7.000.000 de acessos aos livros em todo o Brasil no ano de 2007.

Viagem dos sonhos na Lagoa - Um balão dirigível, com altura equivalente a um prédio de seis andares, subiu com um painel de 18mx8m, que traz a logomarca da campanha, uma criação do cartunista Ziraldo. Além do painel, o balão levou o gerente do quiosque Palaphita Kitc e participantes da campanha Natal sem Fome. 



O evento marcou parceria firmada com o Palaphita Kitch, que mobilizou todos os quiosques para instalar postos de coleta de brinquedos e livros infanto-juvenis e vender a camiseta promocional com a marca criada por Ziraldo.



Centro Cultural da Ação da Cidadania sedia o Fórum Cultural Mundial 2006 - O Centro Cultural da Ação da Cidadania sediou a programação do Fórum Cultural Mundial 2006, que aconteceu entre os dias 25 e 30 de novembro. As atividades da Convenção Global e da Programação Artística, bem como a Feira de Idéias e Oportunidades do FCM 2006, foram realizadas no armazém de 14 mil m² de área construída, situado na Av. Barão de Tefé 75, em plena área de revitalização do Porto. 

Durante os seis dias do Fórum, o Centro Cultural recebeu personalidades da cultura mundial, entre artistas, escritores e representantes de diversas instituições. A programação começou no sábado, com a presença do Ministro da Cultura, o músico, cantor e compositor Gilberto Gil, que abriu a mesa da conferência "Arte e Cidadania".



Esta foi a primeira grande iniciativa cultural a ocupar o espaço, criado pela Ação da Cidadania para funcionar como centro de excelência em cultura e inclusão social, abrigando as mais diversas manifestações culturais e promovendo a capacitação de 3 mil crianças e jovens na área da cultura.



Noite de Meditação pela Paz Mundial - Incluída na programação da Noite Branca do Fórum Cultural Mundial, esta reuniu no Centro Cultural da Ação da Cidadania professores de diversas linhas de Yôga, grupos musicais com apresentações de mantras, Hare Krishnas, além de poetas e seguidores das práticas de meditação, em um grande congraçamento.





Com entrada franca, o evento recolheu doações para o Natal sem Fome dos Sonhos e teve à frente da organização o astrólogo Pedro Tornaghi, antigo parceiro da Ação da Cidadania. Iniciado à meia-noite do sábado, dia 25 de novembro, foi encerrado às 5 horas do domingo com um café da manhã oferecido pela Ação da Cidadania.



ASS. SOCIAL E DIR. HUMANOS

NOTÍCIAS


REUNIÃO COM PREFEITOS DA BAIXADA MARCA INÍCIO DA EXPANSÃO DO RIO SEM MISÉRIA

 21/11/2011 - 16:29h - Atualizado em 22/11/2011 - 11:42h
 » Renata Sequeira
Plano de erradicação da pobreza extrema do Estado beneficiará mais 120 mil famílias em 2012

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, participou na tarde desta sexta-feira, dia 18, em Nova Iguaçu, da primeira reunião de expansão do Renda Melhor inserido no programa de superação da pobreza extrema do Estado do Rio, o Rio Sem Miséria. A partir de fevereiro de 2012, toda a região metropolitana e os vinte municípios do Estado que apresentam o maior índice de famílias que vivem na linha da pobreza extrema serão contemplados pela iniciativa promovida pela SEASDH, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social, a Fundação Getúlio Vargas e o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA).


“O Rio Sem Miséria, por meio do Renda Melhor, vai transformar o Rio de Janeiro em exemplo a ser seguido pelos outros estados no combate à pobreza extrema. Durante muito tempo o Rio de Janeiro teve um desempenho tímido na redução dos indicadores da pobreza. Por isso, em um esforço do governo do Estado e da secretaria, elaboramos um plano muito bem estruturado  com foco nas 300 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza extrema, que é de R$100 mensais, um piso mais generoso do que o usado pelo governo federal, que é de R$70”.



A reunião foi realizada no auditório da FIRJAN com presença de diversos prefeitos da Baixada Fluminense e vários secretários das áreas da assistência social, saúde, educação, entre outros. O subsecretário de Integração dos Programas Sociais, Antonio Claret, fez a abordagem técnica do projeto e apresentou os quatro componentes do Rio Sem Miséria: Renda Melhor, que é a transferência de renda, o Renda Melhor Jovem, que oferece uma poupança escola aos jovens das famílias beneficiadas pelo Renda Melhor e que esteja estudando na rede pública de ensino, a Gestão de Oportunidades Econômicas e Sociais e o acompanhamento familiar, que caberá aos municípios.



“Este projeto da secretaria é uma medida efetiva ao combate à miséria e atuará diretamente nos locais onde ainda são encontrados bolsões de miséria. Mas o que mais chamou a minha atenção foi o recorte dos jovens. Este, ao meu ver, é o grande diferencial do Rio Sem Miséria. Mesquita terá 6.800 famílias beneficiárias do Renda Melhor e eu espero que possamos acabar com a  miséria extrema e promover o desenvolvimento local”, comentou o prefeito de Mesquita, Artur Messias da Silveira.


O projeto piloto, implantado em Japeri, Belford Roxo e São Gonçalo, há cerca de seis meses, contou com investimento no valor de R$ 4 milhões. Em 2012, quando acontecerá a expansão para mais 15 municípios da região metropolitana e outros 20 municípios cujos índices de pobreza são elevados,  os custos chegarão a R$ 15 milhões. Até o fim de 2013 todo o Estado do Rio de Janeiro será contemplado com o Plano Rio Sem Miséria.


A REALIDADE:




Nenhum comentário: