"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

NEM TUDO O QUE É LEGAL É JUSTO / The Coconut Revolution [Legendas em Português]




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbPk0QAk7POHFQXt6oJZR8oQ8phVYMNTvdBYz29dkBZos_HOzb75vim0UYb2VKK7sNnppsmhhEmxBwC1DBkdGJW4R0Ev1MJEIZACBjeuKFW8xNTUdypkMc18efRca7xPqhSJmPD9KFuek/s1600/belo_monte11.jpg

 A REVOLUÇÃO DOS COCOS

A Geopolítica do espaço da Oceania, das terras do Pacífico, é muito pouco abordada nos ensinos fundamental e médio.

O filme que trago hoje é um excelente exemplo das relações imperialistas de dominação política, econômica e cultural de territórios na Oceania. Trata-se de "Revolução dos Cocos", do diretor Dom Rotheroe, que exibe a situação da ilha de Bougainville, na Papua Nova Guiné.

A obra mostra como o imperialismo - de forma bastante semelhante ao que fez na África - subjugou um povo, implantou o cristianismo e estruturou empreendimentos mineradores que exploraram de forma insustentável o território e seu ambiente.

Revela também os meandros da luta dos Bougainvilleanos pela independência e contra os agentes dessa dominação e as formas de sobrevivência e produção desenvolvidas em função do bloqueio territorial a que foram submetidos.

É nesse contexto que o fruto do coqueiro surge como produto essencial à sobrevivencia desse povo confinado, tanto como alimento quanto como medicamento, matéria-prima para artesanato e em muitas outras formas de uso, inclusive energéticas.

Vale muito cada minuto de sua duração. Aproveite!
























TRF autoriza construção de hidrelétrica de Belo Monte
09 de novembro de 2011 • 22h17 • atualizado em 10 de novembro de 2011 às 00h38





O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) derrubou nesta quarta-feira ação do Ministério Público Federal (MPF) que questionava o decreto legislativo que autorizou a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, no Pará, sem a realização de consulta prévia aos povos indígenas da região.

A corte entendeu que a instalação da hidrelétrica não violou a Constituição, como sustentava a promotoria. Na avaliação da desembargadora Maria do Carmo Cardoso, a construção não afetará diretamente os indígenas, pois as áreas em que vivem não serão alagadas. Por isso, as populações locais não precisam ser ouvidas.

No dia 17 de outubro, a relatora do processo no TRF, Selene de Almeida, votou pela anulação do licenciamento de Belo Monte. O desembargador Fagundes de Deus pediu vistas do processo e, no dia 26, votou a favor da usina. O voto de minerva foi de Maria do Carmo Cardoso.

Belo Monte é objeto de um processo na Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da OEA pelos supostos danos que causará à Amazônia. Além disso, dezenas de causas correm na Justiça brasileira para tentar impedir a obra, que começou em março desse ano. O custo previsto para a instalação da hidrelétrica é de US$ 10,600 bilhões. A potência máxima de Belo Monte será de 11.233 megawatts, o que tornará a hidrelétrica a terceira maior do mundo.

Movimentos sociais e ambientalistas dizem que Belo Monte inundará uma área de 516 km2 de floresta, o que provocará o deslocamento de 50 mil pessoas.



Belo Monte 

  
  
  
  
  
Energia | 26/10/2011 15:10Cemig espera retorno de 10% em Belo Monte
Tags: 
158 views
Joint-venture | 06/10/2011 18:33Cemig estuda adquirir 10% de Belo MonteÁlvaro Campos, da 
759 views
Usina | 05/10/2011 15:34Light confirma interesse em Belo MonteKelly Lima, da 
Tags: 
121 views
Hidrelétrica | 28/09/2011 19:21Justiça Federal paralisa obras de Belo Monte, no Pará
1   | 1302 views






Nenhum comentário: