"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Falha coloca em risco missão russa para lua de Marte.


Espaço

Agência tem três dias para tentar reparar motores de propulsão da sonda e salvar missão. Caso contrário, sonda poderá cair na Terra

Tentativa russa em lua de Marte falhou nesta quarta-feira
Tentativa russa em lua de Marte falhou nesta quarta-feira (Nasa)
Um falha impediu que a sonda interplanetária russa Fobos-Grunt deixasse a órbita da Terra e fosse lançada em direção a uma das luas de Marte, informou nesta quarta-feira a agência espacial da Rússia, Roscomos. O aparelho, de 13,5 toneladas, que foi lançado ontem por um foguete Zenit-2SB da base cazaque de Baikonur, não conseguiu ativar os propulsores que dariam continuidade à viagem ao planeta vermelho.

Trapalhada russa

Programa espacial sofre com série de fracassos
Três satélites russos do sistema GLONASS, concorrente russo do americano GPS, caíram no pacífico em um lançamento fracassado. Dirigentes da agência disseram que os satélites sofreram uma situação não planejada.

Insatisfeito com o rendimento da agência, o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, demitiu o vice-diretor da Roscosmos, Viktor Remishevsky, e Vyacheslav Filino, vice de engenharia da Energia, empresa que constrói os equipamentos espaciais russos. O puxão de orelha não foi suficiente para segurar o presidente da Roscosmos, Anatoly Perminov, substituído em abril de 2011 por Vladmir Popovkin.

O satélite de comunicação Express-AM4, que seria responsável por serviços de internet e televisão digital para a Rússia e mais 11 países da Comunidade dos Estados Independentes entrou na órbita errada. Os engenheiros russos perderam contato com a sonda e não conseguiram reaver o controle.

A nave de carga Progress-M-12M caiu na Sibéria logo após seu lançamento. Equipada com cerca de três toneladas de equipamentos e alimentos para levar à Estação Espacial Internacional (ISS), não conseguiu entrar na órbita correta em função de um problema no sistema de propulsão. 
"O propulsor não funcionou. Não houve nem primeiro nem segundo acesso. Isto significa que a sonda não pôde se orientar pelas estrelas", disse o diretor da Roscosmos, Vladimir Popovkin. "Não direi que o lançamento foi um fracasso. É uma situação imprevista, na qual é preciso trabalhar."
O diretor da agência espacial acrescentou que os especialistas têm 72 horas para carregar um novo programa de voo no computador central da Fobos-Grunt. Caso contrário, a sonda poderá cair na Terra. Popovkin lembrou que a sonda conserva todo seu combustível, o que permite voltar a programar o voo. O objetivo é pousar em Fobos, uma das duas luas marcianas, e trazer de volta à Terra amostras do solo.
Horas depois do lançamento, uma fonte disse em condições de anonimato à agência de notícias russa Interfax que a Fobos-Grunt ficou na órbita terrestre devido ao funcionamento defeituoso do sistema de comando.
O lançamento da Fobos-Grunt deveria marcar o início de uma missão de 34 meses que incluía o voo a Fobos, uma das duas luas de Marte, a aterrissagem em sua superfície e, finalmente, o retorno à Terra de uma cápsula de 200 gramas com amostras do solo do satélite marciano.
O projeto, se der certo, permitirá o estudo da matéria inicial do Sistema Solar e ajudará a explicar a origem de Fobos e Deimos, a segunda lua marciana, assim como dos demais satélites naturais no Sistema Solar.
A tentativa anterior da Rússia de enviar uma sonda a Marte, em 1996, terminou fracassada depois da queda da sonda, a Mars-96, no oceano Pacífico sem sequer alcançar a órbita terrestre.


(com Agência EFE)

Nenhum comentário: