"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

LIÇÃO DE CASA: Professora pede que aluna converse com pedófilo na internet.



Professora pede que aluna converse com pedófilo na internet


JULIANA COISSI
DE RIBEIRÃO PRETO


Atualizado em 15/11/2011 às 10h44.
Uma professora de português de uma escola estadual de São Carlos (232 km de São Paulo) pediu que uma aluna de 12 anos acessasse a internet para conversar com um pedófilo, como parte de uma tarefa escolar.
O pedido foi registrado pela professora no caderno da estudante, em forma de um bilhete para os pais, segundo a família da garota.
O Conselho Tutelar da cidade fez uma cópia do bilhete para encaminhá-lo ao Ministério Público Estadual. A Secretaria de Estado da Educação vai afastar a docente.
O caso ocorreu na escola estadual Professora Maria Ramos, no bairro Boa Vista. A classe foi dividida em grupos, e o tema do trabalho da aluna era sobre pedofilia.
O bilhete, mostrado à Folha pelo Conselho Tutelar e pela família, orienta a garota a entrar "numa sala de bate-papo com nome fictício, mas idade real", com o objetivo de tentar atrair um pedófilo para a conversa on-line.
O texto ainda orienta a aluna a imprimir a conversa para anexá-la ao trabalho.
Aos pais a orientação do bilhete era que vigiassem a conversa online da filha, porque o "único objetivo é mostrar a eles [alunos] o risco desse tipo de conversa".
Além do bilhete, a mãe da aluna, uma autônoma de 37 anos, conta que a professora ainda pediu que, após a conversa, a menina marcasse um encontro com o pedófilo em frente à catedral da cidade.
O encontro, afirma a mãe, seria "flagrado" pela própria professora, que estaria escondida com uma câmera fotográfica nas mãos --o pedido para marcar o encontro não consta do bilhete.
A autônoma diz que a filha chegou em casa, na última quarta-feira, assustada com a tarefa e que lhe mostrou o bilhete da professora.
A menina temia que, se não fizesse o trabalho, seria prejudicada nas notas do final de ano na escola.
"Fiquei revoltada. Como se pede isso a uma menina dessa idade? Ela acha que a pessoa do outro lado ia falar: 'Oi, tudo bem' para minha filha? Não. Ia usar palavras de baixo calão", disse a mãe.
No dia seguinte, a autônoma diz que cobrou explicações da direção da escola e da professora, que, segundo a mãe, se manteve calada.





TAREFA 'NORMAL'

A direção da escola defendeu a professora, dizendo que o trabalho escolar era normal, segundo a mãe.
"Normal? Isso me revoltou. Então se forem sugerir um trabalho sobre drogas vão mandar minha filha ir a uma biqueira comprar droga?"
A conselheira tutelar Rose Helena Aparecida Polese disse que o órgão vai notificar a escola para prestar esclarecimentos. O caso será depois encaminhado à Promotoria da Infância e da Juventude.
Por causa da tarefa e da reação da escola, a mãe disse que pretende transferir a filha --a menina não vai às aulas desde quinta-feira.
A reportagem da Folha não conseguiu localizar a professora --seu nome não foi revelado pelo Estado. Não foi possível ontem localizar a direção da escola.

ESTADO

Em nota, a Secretaria de Estado da Educação disse que determinou o afastamento da docente.
A pasta informou ainda, por meio de sua assessoria, que, depois de saber da ocorrência pela direção da escola, "determinou, nos termos da lei, a instauração de um procedimento preliminar para apuração de responsabilidades e também o afastamento da docente".
Enquanto não houver a conclusão desse procedimento, diz ainda a nota, "a administração não dará mais informações sobre o caso, pois terá de atuar como instância de decisão, não podendo, portanto, correr o risco de caracterizar prejulgamento".
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do governo estadual, em razão do feriado da Proclamação da República --nesta terça-feira--, e da suspensão de aulas de ontem, a publicação do afastamento da professora só deve ser formalizada a partir de amanhã.
A reportagem não conseguiu localizar a professora citada na denúncia.
Também não foi possível ouvir a direção da escola sobre o relato da mãe, que afirmou que a diretora disse não ter visto problemas na lição passada pela professora.

Editoria de Arte/Folhapress
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1006509-professora-pede-que-aluna-converse-com-pedofilo-na-internet.shtml

2 comentários:

Manuel Carmo Meirelles disse...

Oi amigo Sérgio
Obrigado por ter visitado o meu modesto blogue "DIREITO DE OPINAR". Aproveitei para espreitar "ONDE O VENTO FAZ A CURVA" e achei-o interessante. Sempre que tenha um pouco de tempo, farei mais visitas.
Abraço e óptimo fim de semana.

Unknown disse...

Obrigado por sua visita que muito me honra.
"DIREITO DE OPINAR" é um blog cujo não passa despercebido.