"O fim do Direito é a paz; o meio de atingi-lo, a luta. O Direito não é uma simples idéia, é força viva. Por isso a justiça sustenta, em uma das mãos, a balança, com que pesa o Direito, enquanto na outra segura a espada, por meio da qual se defende. A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada é a impotência do Direito. Uma completa a outra. O verdadeiro Estado de Direito só pode existir quando a justiça bradir a espada com a mesma habilidade com que manipula a balança."

-- Rudolf Von Ihering

Frases, poemas e mensagens no
http://pensador.uol.com.br


IDIOMA DESEJADO.

English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Korean Arabic Chinese Simplified

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Trabalhos de sexta-feira: Mais de 1200 resgatado no mar, mas o papel de militares egípcios questionado.

Jano Charbel

https://twitter.com/#!/militaryniche

Fri, 2011/04/11 - 14:14





Fotografado por AFP




Jornais de sexta-feira cobrir o combate a incêndios e operação de resgate no Mar Vermelho que salvou mais de 1200 passageiros de um inferno raging a bordo de um ferry, a controvérsia em torno projecto do vice-primeiro-ministro do supra-constitucionais princípios, e um trabalhadores do Metrô 'greve que desacelerou de transporte por toda a Grande Cairo. Manchetes fazendo também são estendidos a acusação de detenção militar de ativista Alaa Abd El Fattah e planos para manifestações em todo o país em 18 de Novembro para protestar contra o encaminhamento em curso de civis para julgamentos militares.

"Deus é misericordioso para com os egípcios", diz a manchete principal na primeira página da estatal Al-Gomhurriya, em referência à muitas vidas poupadas quando um ferry incendiou quinta-feira na costa de Nuweiba. O documento menciona que as aeronaves egípcias e navios da Marinha correram para o resgate de 1.240 passageiros - este número tem variado um pouco entre os relatórios de diferentes meios de comunicação -. bordo do Pella, salvando-os do fogo e do afogamento Os relatórios estatais papel que o resgate foi um esforço conjunto entre o egípcio e marinhas da Jordânia.

O liberal Al-Wafd diariamente corre o título "1250 passageiros resgatados da morte no Mar Vermelho." Sub-headlines anunciar que "o [egípcio] Forças Armadas conduziram a operação de resgate." Focando os esforços do Egito, o jornal menciona que 60 ambulâncias correram os feridos para hospitais próximos no Sinai do Sul, Mar Vermelho e Suez províncias, enquanto o estado de emergência foi declarado em hospitais não devido ao número de pessoas que requerem atenção médica. Al-Wafd relatórios que 22 egípcios foram internados em hospitais, enquanto um cidadão jordano é relatado para ter morrido quando ele pulou no mar para escapar da fumaça e chamas saindo da balsa em chamas.

No jornal Al-Tahrir independente, uma manchete diferente levanta questões quanto ao papel real das forças armadas do Egito na operação de resgate: "A Jordânia nega que o Egito interveio; [egípcio] armados responder forças:. Seis navios da Marinha participaram da operação" Funcionários jordanianos afirmam que suas forças, sozinho, levou a operação de resgate, Al-Tahrir relatórios. No entanto, fontes egípcias afirmam que marechal Hussein Tantawi ordenou uma rápida operação de resgate que salvou o dia - junto com a vida dos 1.230 passageiros a bordo do ferry, 947 dos quais de nacionalidade egípcia.

Em outras partes da notícia, outro incêndio também foi extinto - o fogo da controvérsia em torno do papel das forças armadas enunciados nos princípios supra-constitucionais para a nova constituição a ser proposto pelo gabinete. "[Vice-primeiro-ministro Ali] al-Selmy extingue um incêndio político, que altera o documento supra-constitucional", diz a manchete de Al-Wafd O independente Al-Dostour executa a manchete: ". Irmandade Muçulmana argumenta [supra-] declaração constitucional servirá para recriar o regime de Mubarak. "

Uma manchete Al-Gomhurriya lê: "Selmy:. A alteração dos artigos controversos 9 e 10 do [supra-] declaração de princípios constitucionais" Al-Tahrir descreve como o vice-primeiro-ministro está a revogação do artigo 9 da declaração, que ele ajudou a elaborar, à luz da sua rejeição por parte de praticamente todos os partidos políticos do Egito, as forças e coligações.

Artigo 9 º do projecto permite que as forças armadas de reter ou dissimular informações relativas ao orçamento nacional - bem como os fundos alocados para informações sobre o Ministério da Defesa. Artigo 10 permite que governantes militares do Egito para substituir todas as decisões políticas a respeito das funções ou a autoridade das forças armadas, e para censurar ou reter qualquer informação relativa ao seu funcionamento ou finanças. À luz de todas as críticas Selmy o político enfrenta, Al-Tahrir cita o vice-primeiro-ministro como dizendo, "Este projecto de declaração não-vinculante."

Manchetes também fazendo protestos são os trabalhadores do metro "e sua greve slow-down que teve lugar na Grande Cairo na quinta-feira. "O coração do Cairo, pára de funcionar", diz a manchete principal na Al-Dostour. Sub-headlines explicar: "Paralisia em sistema de metrô, devido à greve dos trabalhadores ... ministro dos Transportes detidos em Shohadaa (Mártires) Estação". O artigo relata que os motoristas irritados metro trem e vendedores de bilhetes iniciou uma greve de slow-down para protestar contra a demissão de Mohamed al-Sheimy, presidente da empresa egípcia para o Metro de Gestão e Operação.

Sheimy teria entregue sua renúncia ao ministro dos Transportes, Ali Zine al-Abidine na quarta-feira, alegando que o ministro se recusou a pagar os trabalhadores metro seus salários anuais. Posteriormente os trabalhadores entraram em greve para apoiar Sheimy e exigir os seus salários. Trabalhadores irritados dizem ter seqüestrado o ministro dos Transportes durante sua visita à Estação Shohadaa (anteriormente Hosni Mubarak Station), onde ele tentou acalmar a situação.

O ministro teria sido atingido por garrafas de água vazias como seu guarda-costas tentaram separá-lo dos trabalhadores irritados. Gestão privada Al-Shorouk corre a manchete: ". Rage in do metro depois da renúncia do Sheimy"Al-Shorouk esclarece que a greve de quinta-feira não foi uma greve não-trabalho, mas sim encontrar um slow-down. Metro motoristas dirigia a uma velocidade de 30 quilômetros por hora (kph), ao contrário dos 120 quilômetros por hora normal; além disso, os motoristas pararam por 10 minutos em cada estação, fazendo com que hordas de passageiros a se acumular em cada estação. A greve foi cancelada depois que os trabalhadores do metro foi prometido algumas concessões. As concessões reais, no entanto, não são mencionados no relatório.

Al-Shorouk também relata, "Release de [ativista] Alaa Abd El Fattah rejeitado" pela promotoria militar. O artigo relata que um recurso contra a detenção do jovem ativista foi rejeitado pela promotoria militar na quinta-feira. Abd El Fattah, um blogueiro proeminente, foi detido por 15 dias para investigação.

Os promotores militares acusam Abd El Fattah incitação de protestos contra as forças armadas em 09 de outubro, quando os militares brutalmente reprimiu um protesto cristã liderada copta, deixando 27 manifestantes e um soldado militar morto. Abd El Fattah advogados de defesa argumentam que seu cliente está sendo usado como um bode expiatório para a violência ou como um meio de desviar a atenção da culpabilidade do Exército.

Al-Shorouk dirige uma história relacionada: "os preparativos organizacionais para [protestos em todo o país apelidado] 'sexta-feira da Demanda Unificado." O artigo diz que os grupos políticos - da extrema direita à extrema esquerda - estão planejando protestos e ocupações em 18 de Novembro em todo o Egito.Este esperado milhões de forte protesto aparentemente vai exigir que o Conselho Supremo das Forças Armadas (SCAF) fornecem um calendário claro de quando eles vão entregar o poder a uma autoridade civil. As forças políticas estão exigindo que passo a SCAF para baixo após as eleições presidenciais em 2012, a junta militar recentemente deu a entender que eles não podem entregar o poder até 2013.

Papéis do Egito:

Al-Ahram: Diariamente, estatal de distribuição maior, no Egito

Al-Akhbar: Diariamente, estatal, segundo a Al-Ahram de tamanho institucional

Al-Gomhurriya: Diariamente, estatal

Rose al-Youssef: Diariamente, estatal

Al-Dostour: Diariamente, de propriedade privada

Al-Shorouk: Diariamente, de propriedade privada

Al-Wafd: Diariamente, publicado pelo Partido liberal Wafd

Youm7: Diariamente, de propriedade privada

Al-Tahrir: Diariamente, de propriedade privada

Sawt al-Umma: Semanal, de propriedade privada

Al-Arabi: Weekly, publicado pelo Partido nasseristas

Liberdade e Justiça: Diariamente, publicado pelo Partido da Liberdade e da Justiça



Nenhum comentário: